FITUR 2024 supera estimativas e fecha portas com recorde de 250 mil visitantes
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/FITUR-2024-Portugal.jpg)
A 44ª edição da FITUR, que encerrou portas no domingo, superou as estimativas da organização. Ao todo, a feira registou 250 mil visitantes, dos quais 153.000 foram profissionais e 97.000 público em geral. A edição de 2025 já tem data e vai decorrer de 22 a 26 de janeiro.
De quarta a sexta-feira, dias exclusivamente dedicados a profissionais, a feira alcançou 153 mil visitantes, mais 3.000 do que as estimativas da organização que apontavam para 150 mil. Já no fim de semana, dias em que a FITUR abriu portas ao público em geral, foram registados 97 mil visitantes. De acordo com a IFEMA Madrid, que organiza o certame, estes números que estão “em linha” com as estimativas fornecidas, “representam um aumento de 13,7% em relação a 2023”.
Os números alcançados levam a organização a prever que a feira tenha gerado cerca de 430 milhões de euros para a economia de Madrid.
A organização destaca o facto de a FITUR 2024 ter batido o recorde de espaço expositivo, com um total de nove pavilhões, mais um que em 2023, bem como pela consolidação do seu carácter internacional, uma vez que reuniu 152 países e 96 participações oficiais de países.
O relatório oficial da FITUR 2024 revela números recorde de participação com 9.000 empresas, 152 países, 96 representações oficiais (mais 20 que em 2023), 806 expositores principais, 9 pavilhões, 10 secções monográficas para segmentos turísticos – FITUR 4all, TechY, Cruzeiros, Know-How & Export, LGTB+, Lingua, Screen, Sports, Talent e Woman – e o trabalho realizado pelo Observatório FITURNEXT como canal para o compromisso sustentável da Feira Internacional de Turismo.
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/FITUR-2024-1-1.jpg)
Esta 44ª edição, como todos os anos, além do apoio do setor turístico internacional, destaca o forte apoio institucional recebido. No total, a feira reuniu a presença de cerca de 400 autoridades, entre ministros, secretários de Estado, embaixadores, representantes empresariais e autarcas de diversas regiões.
O crescimento da feira reflete-se na ampla cobertura mediática, com mais de 37.000 notícias publicadas sobre a FITUR 2024 durante a sua celebração nos meios de comunicação nacionais e internacionais, e na presença de cerca de 6.800 jornalistas credenciados na feira, incluindo 6.157 jornalistas nacionais e 607 internacionais de 53 países.
Além disso, no ambiente das redes sociais, durante os dois primeiros dias da FITUR, houve um crescimento de 10.602 seguidores no Facebook, X, LinkedIn e Instagram, atingindo uma comunidade total de 311.341 seguidores. Os mais de 860 posts publicados alcançaram quase 6,5 milhões de impressões e 83 mil interações. Por último, a organização destaca que a FITUR gerou um elevado volume de tráfego web com aproximadamente um milhão de visitas.
Fechadas que foram as portas da FITUR 2024, a organização diz estar já a trabalhar para a FITUR 2025, que acontecerá de 22 a 26 de janeiro, com o México como país parceiro.
Portugal na FITUR
Como é habitual, Portugal esteve mais uma vez presente na FITUR onde levou este ano a sua maior representação de sempre, como o Turisver oportunamente noticiou.
O espaço de Portugal teve este ano, pela primeira, vez, duas componentes agregadas, com o stand do Turismo de Portugal (Visit Portugal) a ocupar uma área de 880 m2 acrescida de um espaço adjacente de 400m2, onde diversas entidades nacionais que, não tendo como objetivo a venda direta, beneficiarão da exposição agregadora gerada pela marca “Destino Portugal”.
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/FITUR-2024-Portugal1.jpg)
Na totalidade dos 1.200m2 estiveram representadas as sete Agências Regionais de Promoção Turística nacionais (Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa, Porto e Norte, além da Madeira e dos Açores), a que se somou a presença de 116 empresas (o ano passado foram 92) e ainda 19 entidades municipais.
O espaço, muito vocacionado para o negócio, recolheu elogios de todos os presentes e visitantes profissionais portugueses com quem o Turisver teve oportunidade de falar durante a feira, como foi o caso do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, que teceu vários elogios ao stand de Portugal.