ERT Alentejo e Ribatejo investe na promoção do enoturismo
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Aprovada a estratégia regional para o desenvolvimento do enoturismo, o presidente da ERT faz o balanço da intervenção desta entidade no apoio ao fomento e promoção deste produto turístico.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,que elegeu o Enoturismo como um dos vetores estruturantes do desenvolvimento da oferta turística do Alentejo e Ribatejo para os próximos 5 anos, apoia esta semana vários eventos que contribuem para promoção deste produto e aumento da sua notoriedade nacional e internacional.
“No que se refere ao EvoraWine, que começa no dia 24, estamos a dinamizar a campanha de promoção em Portugal e em Badajoz e a colaborar com a organização do evento e a ARPT numa visita de jornalistas internacionais”, informa José Santos, dando também conta que a ERT está a organizar uma press-trip com jornalistas nacionais. Além disso, a entidade apoiou também a Gala Melhores Vinhos do Alentejo 2024.
No Ribatejo, a Entidade Regional de Turismo é parceira da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo na organização da Gala do Prémio Nacional, que se realiza no dia 24 de maio, em Santarém.
“O ano passado esta gala, que tem uma dimensão nacional, decorreu em Redondo, ora este ano faria todo o sentido que se realizasse no Ribatejo, considerando que é esta região que acolhe a Cidade do Vinho. Foi esse o desafio que fizemos à APENO”, sublinhou o Presidente da Entidade Regional de Turismo, que acredita no grande potencial dos concelhos da Lezíria do Tejo para o desenvolvimento deste produto, por exemplo, através do robustecimento da Wine Route 118, que recentemente foi apresentada pela ERT a agentes de viagens nacionais.
José Santos fez notar ainda o apoio concedido à Candidatura dos Municípios da Serra de Ossa à Cidade do Vinho em 2025 e salientou que os trabalhos de preparação da candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026 se iniciarão muito em breve.
O presidente da ERT Alentejo e Ribatejo considera ainda que “a aprovação da pré-qualificação da estratégia de valorização regional do enoturismo, no âmbito do programa PROVERE, conhecida esta semana, é o grande pilar estratégico e financeiro que nos faltava para desenvolver um plano de ação até 2027, articulando atores públicos e privados e mobilizando todos os atores para alcançar o objetivo que definimos: Fazer do Alentejo e do Ribatejo um dos melhores destinos enoturísticos mundiais”.