IPDT torna-se embaixador da EarthCheck em Portugal
O IPDT associou-se à EarthCheck para potenciar um turismo português mais sustentável. Desta forma, tanto os operadores como os destinos turísticos nacionais poderão recorrer a novas plataformas de promoção das suas iniciativas “verdes”.
O IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo associou-se ao Grupo EarthCheck – líder mundial em benchmarking científico, certificação e consultoria para viagens e turismo – no desenvolvimento de um novo conjunto de produtos e serviços de sustentabilidade para apoiar o setor do turismo português.
Este catálogo de formação, gestão de destinos e normas de certificação, que será disponibilizado pelo IPDT e pela Green Growth, inclui a plataforma EarthCheck ClimateGuardian, que permitirá aos promotores turísticos ter uma visão do desempenho ao nível da sustentabilidade ao longo do tempo.
A parceria agora estabelecida pelas duas entidades, dará acesso a versões dos Guias de Storytelling sobre Sustentabilidade para Operadores e Destinos de Turismo e Hotelaria adaptadas para o mercado português, cujo objetivo é ajudar os operadores e destinos turísticos a partilhar histórias autênticas e transparentes e a criar narrativas genuínas e com impacto sobre as suas iniciativas de sustentabilidade. A parceria com o IPDT expande assim a presença do EarthCheck na Europa, que inclui escritórios dedicados e pessoal de apoio em Itália, Espanha e Irlanda.
Stewart Moore, fundador e CEO do EarthCheck, refere que “a plataforma ClimateGuardian e os Guias de Storytelling de Sustentabilidade ajudarão os operadores turísticos e destinos em Portugal a apresentar e comunicar autenticamente as suas ações e ambições sustentáveis, sem cair na armadilha do ‘greenwashing’”.
“Fornecemos uma plataforma de relatórios clara e baseada em desempenho e os guias de comunicação disponibilizam um quadro prático, que inclui modelos e estudos de caso, para ajudar as organizações turísticas e destinos a compreender o público-alvo e ampliar a sua mensagem para uma audiência mais vasta, sem ‘greenwashing'”, acrescenta o responsável.
António Jorge Costa, presidente do IPDT, acredita que “a parceria com o EarthCheck e as ferramentas partilhadas vão ajudar as diversas organizações turísticas a avaliar o impacto dos seus elementos de sustentabilidade e comunicar as suas ações e objetivos de forma autêntica, criando uma cultura de storytelling nas suas empresas”.
Sublinha ainda que “as narrativas, os formatos de conteúdo e as táticas de amplificação destes guias ajudarão os operadores e destinos portugueses a fazer com que as suas histórias sejam conhecidas pelos visitantes e clientes e, também, a obter a adesão e o envolvimento dos seus colaboradores e acionistas”.
Para além de colaborar na adaptação dos guias, o IPDT irá juntar-se à consultora Green Growth como embaixador do EarthCheck, com o objetivo de dar a conhecer e promover a adoção dos programas EarthCheck Certified & EarthCheck Sustainable Destinations na indústria de turismo nacional.
As edições portuguesas dos Guias de Storytelling de Sustentabilidade para Destinos de Turismo e Hotelaria e para Operadores de Turismo e Hotelaria já estão disponíveis para download.
Foto: ©IPDT