Com 64 pontos em 100: Turistas são quem avalia melhor a marca Portugal
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Apesar de a força e reputação da marca Portugal apresentar ainda uma relevância moderada (60,1 pontos), a avaliação feita pelos turistas supera em quatro pontos, o nível de vulnerabilidade, chegando mesmo aos 70 pontos no que se refere à notoriedade e familiaridade da marca, de acordo com o estudo da consultora OnStrategy.
Numa escala de 100 pontos possíveis, a marca Portugal é ainda avaliada de forma moderada pela globalidade do público estrangeiro (60,1 pontos). É, no entanto, de registar, uma evolução positiva em relação aos anos anteriores, uma vez que a marca apresenta um reforço de avaliação em +2,2 pontos e +3,1 pontos respetivamente em relação a 2022 e 2021. No que se refere estritamente aos turistas estrangeiros, a avaliação feita é bastante mais positiva, chegando aos 64 pontos em termos de média gloval.
A conclusão é do estudo “Força e Reputação da marca Portugal” realizado pela Consultora OnStrategy que auscultou, durante o primeiro semestre deste ano, o público interno e externo do país (em 25 países), nomeadamente cidadãos comuns, estudantes, empresários, investidores, emigrantes e turistas, tendo sido auditados 16 atributos: notoriedade e familiaridade, admiração, confiança, ambiente político, ambiente económico, governo e ética, liderança e visão, qualidade de produtos e serviços, inovação e diferenciação, estilo de vida e ambiente social, educação e tecnologia, segurança e assistência na saúde, valores, cultura e tradição, beleza, exposição e comunicação fora do país, e relevância internacional.
PÚBLICO EXTERNO
O público externo faz uma avaliação moderada da marca Portugal. Ainda assim, esta é a primeira vez que ultrapassa os 60 pontos, considerados como nível de vulnerabilidade, chegando aos 60,1 pontos.
Na avaliação externa, todos os stakeholders registam um crescimento na avaliação que fazem sobre o país: Profissionais (+3,1 pontos), Investidores (+2,3 pontos), Turistas (+2,2 pontos), Estudantes (+2,1 pontos) e Cidadãos (+1,5 pontos). Contudo, apenas os Turistas e os Profissionais ultrapassam a barreira da vulnerabilidade avaliando o país com uma classificação moderada (64,0 pontos e 60,0 pontos respetivamente).
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No que respeita aos atributos avaliados, os que recolhem melhor avaliação são a Beleza (81,3 pontos), Valores, Cultura e Tradições (77,2 pontos) e Estilo de Vida e Ambiente Social (75,9 pontos); surgindo depois a Notoriedade e Familiaridade 65,6 pontos). De referir que a relevância internacional da marca é avaliada em apenas 42,6 pontos, sendo este o atributo que se apresenta com a avaliação mais baixa.
Ainda sobre a avaliação dos atributos definidos, a consultora destaca o crescimento positivo em todos os atributos sem exceção, destacando-se o Ambiente Político (+4,3 pontos), Liderança e Visão (+3,7 pontos), Ambiente Económico (+3,3 pontos), Educação e Tecnologia (+3,0 pontos).
De notar, no entanto, que Cidadãos (59,4 pontos), Estudantes (59,3 pontos) e Investidores (57,9 pontos), fazem ainda uma avaliação vulnerável sobre o país. Os atributos que registam avaliações mais baixas são Relevância Internacional (39,3 pontos), Exposição e Comunicação Internacional (41,9 pontos), Inovação e Diferenciação (49,8 pontos), Liderança e Visão (52,2 pontos), Ambiente Económico (54,4 pontos), Governo e Ética (56,9 pontos), Segurança e Apoio na Saúde (57,9 pontos).
PÚBLICO INTERNO
Numa escala de 100 pontos, a marca Portugal regista uma avalição moderada (62,5 pontos) também junto do público interno (-0,2 pontos face a 2022 e -0,8 pontos em relação a 2021), com a consultora a destacar que são os profissionais que melhor avaliam o país, com 64,1 pontos.
Quanto aos atributos avaliados, excluindo a Notoriedade e Familiaridade (100,0 pontos) são os Valores, Cultura, Tradições e Beleza os que recolhem melhor avaliação (86,5 pontos e 86,2 pontos respetivamente), superando em cerca de 20 pontos o terceiro atributo melhor avaliado (Estilo de Vida e Ambiente Social com 67,6 pontos).
Também no que respeita à avaliação dos atributos definidos, é de realçar o crescimento positivo na Relevância Internacional (+3,7 pontos), Exposição e Comunicação Internacional (+2,5 pontos), Educação e Tecnologia (+0,8 pontos), Beleza (+0,7 pontos), Inovação e Diferenciação (+0,6 pontos) e Confiança (+0,4 pontos). Todos estes atributos registam ainda avaliações moderadas ou mesmo vulneráveis, com excessão do que se refere à Beleza do país.
Em sentido oposto, são os stakeholders Emigrantes e Cidadãos que se apresentam como sendo os mais críticos em relação ao país registando as avaliações mais baixas (60,8 pontos e 61,3 pontos respetivamente).
Em relação aos atributos avaliados, os que registam avaliações mais baixas são Ambiente Político (42,5 pontos), Relevância Internacional (45,2 pontos), Governo e Ética (45,8 pontos), Liderança e Visão (48,0 pontos) e Ambiente Económico (51,9 pontos), Segurança e Apoio na Saúde (53,8 pontos) e Exposição e Comunicação Internacional (55,2 pontos).