Presença de Cabo Verde na BTL com balanço positivo, diz ministro do Turismo e Transportes
Balanço positivo e “expressiva adesão” dos visitantes são os principais indicadores de sucesso avançados por Carlos Santos, ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde sobre a presença daquele país enquanto destino internacional convidado na 34.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa.
O governante, citado pela agência de notícias de Cabo Verde, Inforpress, ressaltou o desejo de apresentar ao público não apenas a tradicional oferta de Sol e Praia, mas toda uma panóplia de produtos turísticos oferecidos pelo arquipélago de Cabo Verde, incluindo turismo de natureza, ecoturismo, caminhadas, desportos náuticos e turismo urbano e cultural.
Segundo Carlos Santos, um dos objetivos da participação do país naquela que é a maior feira de turismo em Portugal e que decorreu na FIL, no Parque das Nações, era alcançar “uma forte interação com os visitantes”, principalmente o mercado português que ocupa o segundo lugar no que a mercados emissores de turistas para Cabo Verde diz respeito.
A “oportunidade valiosa” para promover o país como destino para investimentos foi também apontado pelo governante como essencial nesta passagem pela BTL, principalmente numa altura em que Cabo Verde se propõe a atrair um milhão de turistas e reiniciar o processo de investimentos, destacando Portugal como parceiro-chave.
“Este é o caminho. Cabo Verde deve continuar a apostar, de facto, na condição de país, plataforma de serviços, deve continuar a apostar no investimento direto estrangeiro”, sublinhou o ministro.
Carlos Santos anunciou planos para aumentar o número de voos, visando atender à crescente demanda e expandir o turismo para além das ilhas tradicionalmente mais visitadas, como Sal e Boa Vista, incluindo outras ilhas onde há uma presença crescente do empresariado nacional.
Cabo Verde, que este ano foi destino internacional convidado na BTL trouxe consigo 20 operadores turísticos.