Casas da Chaminé em São Miguel distinguidas com Green Key
Localizada na Lomba da Fazenda, concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, as Casas da Chaminé são outra das unidades de Turismo em Espaço Rural associadas das Casas Açorianas, reconhecidas com o galardão Green Key.
Na notícia que ontem publicámos (ver aqui) dizíamos que dos 16 estabelecimentos turísticos reconhecidos nos Açores com o galardão Green Key 2022, cinco eram unidades associadas da Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural. Por lapso, esquecemo-nos de referir as Casas da Chaminé, pelo que as unidades da Casas Açorianas galardoadas foram seis (e não cinco como então escrevíamos).
Recuperação de uma construção tradicional e antiga, com vista para o mar e para a montanha, o empreendimento Casas da Chaminé é constituído por duas casas independentes, jardim com piscina, uma pequena horta e pomar (para todos) e um alpendre com churrasqueia. A vista é estonteante, mar e montanha ao alcance do olhar. A tranquilidade impera.
Uma das casas tem capacidade para duas pessoas (ou três, com cama extra ou berço), a outra pode albergar quatro pessoas. Ambas têm sala com kitchenette, zona de lavandaria e instalação sanitária, bem como acesso direto para o pomar e para o jardim.
Recorde-se que o programa “Green Key” é um galardão internacional, da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela ABAE, que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos que implementam boas práticas ambientais e sociais.