Arabian Travel Market 2024 reúne setor do turismo até 9 de maio no Dubai
O Dubai World Trade Centre recebe, entre 6 e 9 de maio, a 31.ª edição da Arabian Travel Market (ATM), promovida pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) e que vai reunir 129 parceiros.
Sob o tema “Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship” (Empoderando a Inovação – Transformando as Viagens através do Empreendedorismo), o DET vai demonstrar como a indústria turística do Dubai tem cultivado a inovação, o empreendedorismo e sustentabilidade para criar caminhos de crescimento além do turismo tradicional.
Esta abordagem estratégica é inspirada pelos objetivos da Agenda Económica de Dubai D33 em consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das três principais cidades globais para negócios e lazer, e a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar.
Para Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), “como parceiro de destino de longa data da Arabian Travel Market, o Dubai tem o privilégio de sediar a 31ª edição de um dos eventos mais aguardados do turismo global. A reunião da indústria é um testemunho da posição da nossa cidade como um destino de viagem líder mundial (…) Em linha com o tema transformador do evento deste ano, o Departamento de Economia e Turismo do Dubai e os nossos parceiros vão destacar o papel fundamental que o empreendedorismo e a inovação têm desempenhado no impulsionamento do crescimento do turismo, alinhado perfeitamente com a nossa Agenda D33, o plano de desenvolvimento económico de 10 anos da cidade.”
O Dubai recebeu um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais em 2023 – um crescimento de 19,4% em relação ao ano anterior, com 14,36 milhões de chegadas de turistas em 2022. Entre janeiro e fevereiro de 2024 recebeu 3,67 milhões de turistas internacionais.
Com o Ano da Sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos a estender-se até 2024, o DET irá lançar o primeiro ‘Relatório de Sustentabilidade do Dubai’ durante a ATM, destacando iniciativas como o Selo de Turismo Sustentável do Dubai; o movimento ‘Dubai Can’, que contribuiu para a redução de mais de 18 milhões de garrafas de água plásticas descartáveis de 500 ml em apenas dois anos; e o Dubai Reef, iniciativa inaugurada em abril com o lançamento de módulos piloto de recife para o maior projeto de desenvolvimento de recifes marinhos do mundo.
A posição do Dubai como hub de cruzeiros da região também será destacada após a formalização recente da aliança Cruise Arabia – uma parceria regional estratégica que promove o Golfo Árabe como destino de cruzeiros a nível mundial.
Este ano, o DET irá novamente organizar o Programa de hosted buyers da ATM em toda a Expo City Dubai, Real Madrid World e Dubai Creek Harbour, promovendo a hospitalidade e ofertas do Dubai a 600 compradores de 46 mercados e países diferentes, nos quais se inclui Portugal.