Aeroporto do Porto atinge recorde de 15 milhões de passageiros
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2023/12/Passageiro-15M-aeroporto-Porto.jpg)
Com mais de 16% de tráfego de passageiros face a 2019, o aeroporto do Porto atingiu este ano a marca dos 15 milhões de passageiros, um recorde absoluto para esta infraestrutura aeroportuária.
O Aeroporto do Porto recebeu na terça-feira, 26 de dezembro, o passageiro 15 milhões, uma marca que constitui recorde absoluto do aeroporto no que se refere ao número de passageiros recebidos num ano. O passageiro 15 milhões viajou na companhia Turkish Airlines, com origem em Istambul e aterrou durante a tarde no aeroporto do Porto.
No mesmo dia, o aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento número 100.000 ao aterrar, durante a manhã, , constituindo também um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano.
Em nota à imprensa, a ANA – Aeroportos de Portugal, sublinha que “o aeroporto do Porto continua a diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior”.
Assim, para 2024 foi já confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, entre os quais se destacam voos para Boston, Nova Iorque e Toronto com a Azores Airlines.
Com este desenvolvimento ativo da conetividade, a ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021. É de salientar que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019.
Ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas, o aeroporto do Porto recebeu este ano mais 7 companhias e 17 novas rotas.
No mesmo comunicado, a ANA recorda que no passado mês de março, o aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) – pelo ACI (Airport Council Internacional).