Acesso gratuito levou 4.500 visitantes aos parques e monumentos de Sintra
O primeiro domingo de acesso gratuito aos parques e monumentos de Sintra teve uma adesão massiva de público, com mais de 4.500 residentes em território nacional (48% do total nesse dia), a aproveitarem a medida, em vigor desde 2 de janeiro.
Segundo a Parques de Sintra – Monte da Lua, no Palácio de Monserrate, cerca de mil pessoas usufruíram desta oportunidade para visitar este património único que integra a Paisagem Cultural da Humanidade, classificada pela UNESCO.
Já o Palácio Nacional de Queluz recebeu 856 visitantes e o Palácio Nacional de Sintra, no centro da vila histórica, recebeu mais de 600 visitantes residentes em Portugal.
O Palácio Nacional da Pena foi o mais visitado dos monumentos sob gestão da Parques de Sintra, com mais de 1.100 visitantes a aproveitaram a ocasião para visitar gratuitamente o expoente máximo do Romantismo em Portugal e obra de D. Fernando II, Rei-Artista.
O Parque da Pena cativou, no primeiro domingo de 2024, cerca de 300 visitantes e o Castelo dos Mouros, num dos cumes da serra de Sintra, recebeu 457 visitantes e o Convento dos Capuchos, no coração da serra, recebeu cerca de 200 visitantes.
Sofia Cruz, presidente do conselho de administração da Parques de Sintra, revela que, “esta medida, que oferece a todos os residentes em Portugal a oportunidade usufruir deste património aos domingos e feriados, representa um importante passo para ajudar a cumprir a nossa missão de serviço público de tornar os parques e monumentos ao cuidado da Parques de Sintra parte do dia-a-dia do público de proximidade e das memórias das famílias nacionais, fomentando hábitos de consumo regular de cultura”.
Ao longo dos últimos anos, a empresa tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos diversos ambientes.
O objetivo é que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer.