Aeroporto de Lisboa, o pior da Europa? Ligonnière diz que “é uma montagem coxa”
Thierry Ligonnière, CEO da ANA e José Luís Aranut, presidente do Conselho de Administração, foram ouvidos esta quarta feira na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação. Na base da audição esteve o ranking da empresa alemã AirHelp que coloca Portela como o prior aeroporto da Europa.
Ligonnière e Arnaut estiveram na manhã desta quarta feira na Assembleia da República para responderem, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, sobre a classificação que o site alemão AirHelp deu a aeroportos portugueses, colocando a Portela na 132.ª posição, com uma avaliação geral de 5.76 em 10 pontos possíveis, entre os 132 aeroportos avaliados, ou seja, em último lugar, enquanto o Aeroporto do Porto foi avaliado como o oitavo pior, com uma pontuação geral de 6.46.
Embora admitindo a existência de problemas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o CEO da ANA, Thierry Ligonnière afirmou que a empresa está cumprir os níveis de serviço, a que está obrigada pelo regulador, nomeadamente no que toca ao controlo de segurança e à entrega das bagagens, embora parte desta última incumbência caiba às empresas de handling. A única situação em que não cumpriu, explicou, foi na disponibilidade de tapetes rolantes, que foi de cerca de 96% em vez dos 98% a que está obrigada.
Por isso, Ligonnière foi muito crítico relativamente ao ranking da AirHelp, afirmando que “é uma montagem coxa realizada por uma empresa comercial que se alimenta de indemnizações reclamadas às companhias aéreas”.
Ligonnière acusou ainda a AirHelp de encontrar no eco dado a esta classificação, “uma forma barata e recorrente de ganhar notoriedade num país onde quer desenvolver os seus negócios”, a custo da reputação da ANA, sem medir as consequências de usar “dados desatualizados” e critérios “pouco claros”.
O responsável considerou mesmo que a classificação feita pela AirHelp usa “fontes obscuras”, “sem indicação da amostragem ou discrição da metodologia”. Contrariando esta classificação, o CEO da ANA recordou que ainda os aeroportos portugueses venceram vários prémios nos últimos anos, com o Sá Carneiro a ser já este ano considerado o melhor da Europa pela ACI, uma “entidade credível e independente”.