Orçamento, clima e segurança são principais fatores de escolha de férias para os portugueses
Um inquérito global da Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, divulgado na terça-feira, 25 de junho, revela que 95% dos portugueses afirma que irá viajar este verão, sendo que 46.9% ficará no país e 48.9% gastará entre 600€ e 900€.
Orçamento (62.4%), clima (55.7%) e segurança (52.3%) são os principais fatores de escolha do local de férias, mostra o mesmo estudo, cujos dados de pesquisa foram recolhidos em 10 países (França, Alemanha, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA), num total de 11.231 consumidores.
O aumento dos preços e do custo geral de vida é uma realidade que está a marcar o ano de 2024 e, na chegada do verão e do período de férias, continua a ser o protagonista. Quando questionados sobre a influência do atual panorama económico nos planos para as férias, os portugueses indicaram que procuram por alojamentos mais baratos (39.4%) e por destinos mais próximos (33.1%), reduzindo ainda o número de dias de viagem (26%).
Ainda assim, a maioria (57%) dos portugueses irá sair do seu local de residência pelo menos entre 8 e 14 dias, com o principal objetivo de relaxar (78.6%), descobrir novos locais e culturas (67%) ou passar tempo com a família e amigos (61%).
Quando se trata de planear as férias 44,2% dos portugueses começa com três meses de antecedência. Do orçamento dedicado, o alojamento (60%), as atrações turísticas (36,8%) e a alimentação (33,3%) levam a maior fatia e, por isso, as inovações tecnológicas, nomeadamente de Inteligência artificial que os portugueses mais gostariam de utilizar, estão relacionadas com ferramentas de comparação de preços (68,3%) e para a construção de itinerários personalizados (52,8%). Entre as plataformas online que ajudam no planeamento e reservas, Booking (80,5%), Trivago (47,1%) e Airbnb (34,3%) estão entre as preferidas.
Segundo o estudo da Klarna, um dos principais motivos para os portugueses viajarem é para descobrirem novos horizontes e culturas (67%). De acordo com informações obtidas no TikTok, a hashtag #cheapflights acumulou 2 milhões de visualizações nos últimos 30 dias no país. A sede de aventura, aliada à preocupação visível com o aumento dos preços, está a impulsionar o fenómeno dos Destination Dupes para a ribalta.
Mas também as staycations são outra tendência popular, para aproveitar as férias sem gastar muito dinheiro, explorando os arredores mais próximos. As paisagens de Portugal apresentam uma variedade de cenários e atividades para todos os gostos, pelo que não deixa de ser um local ideal para férias, cuja hashtag obteve 467.000 visualizações no TikTok nos últimos 30 dias.
As férias e as viagens também podem ser uma oportunidade para relaxar sozinho, tendo tempo de autoconexão. A Klarna identifica assim duas novas tendências de viagens que estão em crescimento: slowcations e Solo Travel, experiências que envolvem viagens sozinhos, abrandar o ritmo e mergulhar totalmente num destino, saboreando a cultura local e relaxando em vez de apenas visitar atrações turísticas. A popularidade de hashtags como #solotravel, com 3 milhões de visualizações no TikTok no mês passado, reflete o crescente interesse nesta opção de viagem.
É de salientar que as entrevistas para este inquérito decorreram em abril de 2024 e incluíram um mínimo de 1.000 entrevistados em cada país, 2.000 no caso dos EUA e 1.015 para Portugal.