Jaz Casa Del Mar Beach: Um ‘Tudo Incluído’ em Hurghada que faz jus às suas 5 estrelas e onde nada é deixado ao acaso
Serviço. Este é o traço distintivo do Jaz Casa Del Mar Beach, em Hurghada, no Egito. A cerca de 20 minutos do centro da cidade, num “calçadão” repleto de unidades hoteleiras que se estendem até ao mar e orlado de restaurantes e lojas, neste empreendimento nada falta para quem deseja umas férias de qualidade, calmas e descontraídas e, nesse sentido, nada foi deixado ao acaso, como texto e fotos demonstram.
Por: Fernanda Ramos
Associar a palavra “calma” a um resort ’Tudo Incluído’ pode gerar incredulidade mas a verdade é que que quem vai em busca de um empreendimento de muito grandes dimensões, com animação ensurdecedora 24 horas por dia, com parques aquáticos para os mais novos, muita confusão à hora das refeições, não vai encontrar aqui o que procura. O que encontra no Jaz Casa del Mar Beach é um serviço de hotel de 5 estrelas, mesmo tratando-se de um resort ‘Tudo Incluído’. Multidões e confusão não existem, como não existe “barulheira”, talvez pelos inúmeros espaços, interiores e exteriores, por onde os hóspedes se podem espalhar.
Com os seus 236 quartos e suites, o Jaz Cassa del Mar não é muito grande, mas a sua área é mais do que suficiente para que ninguém se dê conta do número de pessoas que ali se concentram e que se podem espalhar pelas suas seis piscinas e áreas circundantes, pela praia privada, pelos seus cinco restaurantes, um bistrô e quatro bares, todos com dimensões generosas para que ninguém se “atropele” e para que todos possam vivenciar uma atmosfera calma, de puro relax.
Era exatamente isto que procurava neste meu regresso à costa egípcia, onde não passava férias há umas boas mãos cheias de anos. Era o que procurava e foi o que encontrei.
Dizer também que este não é um hotel só para adultos, mas também não se trata de um empreendimento que tenha muitos espaços dedicados aos mais novos, apesar de estarem disponíveis quartos familiares, duas piscinas infantis, uma delas até com uma espécie de “toldo” para proteger os mais pequenos do forte sol, parque e clube infantil e também refeições que lhes são destinadas. Talvez por isso, durante a minha semana de férias, embora não tenha visto muitas crianças, vi muitos bebés até aos dois ou três anos, o que é um bom indicador de qualidade e segurança, principalmente tendo em conta que bem mais de metade dos hóspedes eram alemães.
Voltando à questão do resort e da calma: claro que há uma equipa de animação e atividades desportivas na praia e na piscina, a espaçados ao longo do dia, mas que não se esperem grandes espetáculos de palco à noite. O que há sempre, mesmo ao pequeno almoço, é música ao vivo, com ou sem voz. Espetáculos também constam da agenda de animação mas têm lugar no Iberotel, uma unidade fronteira, quase pegada, que é gerida pelo Grupo Jaz, e que por isso também tem o seu espaço privado na praia.
Jaz Casa Del Mar Beach: Uma unidade hoteleira que conquista o cliente desde o primeiro dia
Chegar a um hotel quando as luzes da noite ainda se mantêm acesas apesar de o dia dealbar no horizonte, e depois de um voo noturno de seis horas, a que acrescem mais umas quantas de aeroporto, não é o melhor para uma primeira avaliação do espaço. Aconteceu isso comigo, e acredito que se passará com muita gente. Entra-se numa receção deserta, as cores parecem difusas e não se consegue ter a perceção do espaço. Tudo melhora quando, mesmo àquela hora da madrugada [perto das 6h00], vêm do bar cocktails boas vindas e toalhinhas refrescantes.
Enquanto se saboreia a bebida, aproveita-se o tempo para fazer perguntas sobre a localização dos restaurantes, das piscinas, da praia… e as respostas vêm vindo, algumas surpreendem-nos: as toalhas de praia já estão no quarto – num saco de praia – e para as trocar basta deixar à porta o saco com as toalhas ao final do dia para que sejam substituídas. E funciona!
Depois, é um primeiro vislumbre, ainda que difuso, do resort, no caminho até ao quarto, que dá no entanto para perceber que as principais áreas “moram” no piso térreo, abaixo da receção, mas que também ao lado desta, no exterior, haverá vida daí a poucas horas, ou não se situe por ali uma piscina, o bistrô e um restaurante, além de outro bar no interior e da entrada para o Spa.
Com este rápido vislumbre vem o ânimo: há que desfazer malas rapidamente, tomar banho, ir para o pequeno almoço e para a praia logo de seguida, que o dia avizinha-se quente, principalmente para quem deixou uma Lisboa onde o tempo quente parece não querer parar.
O quarto é de categoria superior, com vista para a piscina, uma das seis, que todos podem frequentar mas que dá serventia, principalmente, a um dos vários blocos de apenas dois andares, em que se divide o resort que, no entanto, tem também quartos no edifício principal, onde está a receção.
Portas adentro, lá está o saco de praia com as respetivas toalhas, Janelas abertas, a varanda, mobilada, tem saída direta para a piscina que fica a menos de 20 passos da varanda que se abre para o jardim, tendo a meio relaxantes ‘pérgulas’ com as respetivas espreguiçadeiras – foi pura sorte, mas com isto o ânimo já está em alta apesar da noite não dormida.
A uns poucos passos mais, ‘mora’ o bar-restaurante que dá apoio à piscina. Ali, além de bebidas, são servidas refeições leves e à noite é também ali que funciona um dos restaurantes temáticos, neste caso de grelhados, o Óscar.
Porque a vista também come a qualidade da comida vê-se na apresentação, na diversificação e no palato
É hora do pequeno almoço e é durante o breve passeio até ao restaurante Palmira, onde também são servidos almoços e jantares bufet, que fico certa de que, efetivamente, o Jaz Casa del Mar Beach faz jus ao que se lê na sua página e ao que dizem as críticas. Tudo está impecavelmente limpo e arranjado – aliás, durante toda a estada veem-se equipas em constantes trabalhos de manutenção e arranjos dos jardins.
O Palmira tem apenas um andar mas quem acede a ele através do piso da receção, tem que descer uma icónica escadaria em caracol que acaba por ser um dos ex-libris do hotel. Outra particularidade: todo o restaurante é completamente envidraçado e cá de cima a vista espraia-se até ao mar. Um plus: além da infinidade de itens que compõem o pequeno almoço (desde os cereais às saladas, passando por vários tipos de pães e bolos, até sopas e guisados), e do show cooking (omeletas, ovos estrelados, panquecas) na parte ao ar livre há música ao vivo, umas vezes flauta, outras violino… O mesmo acontecerá durante as horas de jantar bufett, em que também não faltam iguarias feitas na hora (marisco, carne, frango…). Para quem gosta de pormenores, acresce que os guardanapos são de pano, mesmo ao pequeno almoço, e que sumos, água, café ou chá, são servidos à mesa.
Do Palmira acede-se, em curto passeio, à zona da infinity pool, toda ela orlada de espreguiçadeiras no interior de pérgulas que abrigam melhor do sol, onde não falta um “bar molhado” (também há um seco mas é menos refrescante) e atravessada esta está-se na praia privativa do hotel, onde grandes chapéus de sol em ráfia e corta-ventos abrigam os clientes mais “praieiros”. Durante a “minha semana”, o vento era calmo e não muito quente, o que ajudava até a superar a temperatura elevada – afinal, estava no Mar Vermelho, no Egito.
Pé na areia, chapéu escolhido, chega o assistente de praia para colocar a toalha na espreguiçadeira e puxá-la um pouco mais para a sombra que o sol já queima e a manhã ainda nem vai a meio.
Minutos depois, um empregado chega direto da cozinha com rodelas de pepino em gelo, seguido do colega do bar a oferecer café gelado – e este vai passando ciclicamente, sempre a perguntar o que queremos beber, ou trazendo copos de sumos, refrigerantes e águas. Na praia como na piscina, o serviço é constante e ao longo dos dias constata-se que até os chefes de cozinha atravessam o areal trazendo iguarias, doces e salgadas, para serem degustadas. As férias prometem!
Também por várias vezes, funcionários do hotel acompanhados de responsáveis por áreas como o alojamento ou as comidas e bebidas, passam para saber como está a decorrer a estada dos hóspedes, se têm sugestões ou críticas.
Ah, e se de repente um funcionário parar junto de si e perguntar se quer que lhe limpe os óculos, aceite e verá como se tornará muito mais fácil, pelo menos por um bom bocado, embrenhar-se na leitura de um livro ou apenas ficar a contemplar as águas do Mar Vermelho, ali a tão poucos passos.
Se não há animação? Há, na piscina e na praia. Simpaticamente, os animadores vão tentar “arregimentá-lo”, perguntam de onde vem, se quer jogar a isto ou aquilo, mas sem serem demasiado insistentes. Vá ou fique na espreguiçadeira, uma coisa será certa, a música da animação não é agressiva, não importuna e muitas vezes deixara até de se ouvir.
À hora de almoço, pode sempre ir-se ao buffet embora essa nunca tenha sido a minha escolha. Em férias, sair da praia e ter que ir mudar de roupa para almoçar, é sempre um sacrifício, daí optar pelos restaurantes junto à praia e às piscinas, onde se podem fazer refeições leves, ou apenas ir comendo algo ao longo da tarde. Para isso, o Jaz Casa del Mar tem o Aqua, mesmo junto da saída da praia e em frente à Infinity Pool, e o Oscar frente a outra piscina, numa área mais afastada. Em ambos os espaços há saladas, massas, hambúrgueres e outros pratos ligeiros, sendo que no Aqua as pizas são rainhas. E, ao longo da tarde, há gelados além de se manter o menu leve do almoço.
E quando os dias chegam ao fim …
Final de tarde, com algum sol ainda no horizonte, é hora do último mergulho nas águas calmas e tépidas (em torno dos 27 graus) do Mar Vermelho – tão calmas e salgadas que é possível, sem nadar, não colocar os pés no fundo – e da piscina. Pouco antes, um empregado avisará que o bar está quase a fechar, portanto é hora de pedir mais alguma bebida.
Mergulhos dados, é hora de regresso ao quarto o que, no caso dos blocos mais afastados, pode fazer-se pelo exterior ou por corredores interiores a partir da área do restaurante Palmira – algo muito útil quando à tarde o sol queima do alto dos seus 30 e muitos graus.
No quarto, amplo e decorado em tons claros de azul-cinza (há quartos com outras tonalidades), está tudo meticulosamente limpo, da porta à varanda, onde o cinzeiro foi despejado e lavado, o frigobar está recheado com várias garrafas de água, refrigerantes, cerveja… Não falta uma cafeteira elétrica para fazer chá e café, também estes sempre repostos.
Hora do jantar. O primeiro será no buffet mas a partir daí há três restaurantes temáticos à escolha. Basta fazer a reserva através do código QR que está no cartão da chave. É fácil e rápido, até porque o wifi existe em todo o hotel e tem boa cobertura. Apreciadora de cozinha italiana, a primeira escolha foi o Pomodoro, numa área próxima da receção, um amplo pátio com piscina onde se encontra também o bistrô Le Coucou, que além de servir pequenos-almoços e petiscos leves ao longo do dia funciona como bar até à meia-noite. É também neste pátio que se centraliza a música ao vivo que anima as noites. E não se espante que numa dessas noites dê consigo a trautear Guantanamera ou qualquer hit brasileiro entoado com sotaque caribenho porque uma das cantoras que ali atua é cubana.
Esta foi a rotina repetida durante toda a semana, à exceção dos dias em que a opção foi conhecer as imediações e a cidade. Uma semana calma e relaxante, bem à medida de quem parte cansado, mas deque haveria ainda muito para contar, se o texto não fosse já tão longo.
Não posso, no entanto, deixar de mencionar os funcionários do hotel, todos eles de grande simpatia, sem exceção, alguns até ‘brincalhões’. É bom, gosto de responder “à letra” a estes desafios, sendo que quase todos eles começam por “Ah, Portugal… Cristiano Ronaldo. Quem é melhor, Cristiano ou…?”
E uma palavra, também, para o clima de segurança que se vive, seja no hotel como em todos os lugares visitados.
Nota: O Jaz Casa del Mar Beach é um dos muitos hotéis em Hurghada programados este verão em Portugal, no âmbito da operação charter com partidas de Lisboa e do Porto na companhia aérea Fly Egypt, que se prolonga até até 9 de setembro.
O operador turístico SONHANDO tem ainda vagas em algumas datas de partida para fazer reservas no Jaz Casa del Mar nesta temporada de verão. Os preços apontados são desde 1.469€ por pessoa, em quarto duplo deluxe para pacotes de 7 noites, que incluem voo, alojamento, transferes, visto turístico e seguro de viagem. Os preços, evidentemente, variam consoante a data de partida.
Jaz Casa Del Mar Beach – ficha técnica
Quartos e suites: 236 com varandas ou terraços com vista para o mar, jardim ou piscina.
Equipados com: Controle de temperatura individual, cofre, televisão LED, frigobar e comodidades para fazer chá e café. Secador de cabelo, amenities, roupões e chinelos, além de room service 24 horas.
Tipologias:
- Suite executiva com vista mar
- Suite familiar –vista piscina ou jardim
- Quartos superiores com vista jardim, piscina ou mar
- De luxe room com vista piscina
- Quartos triplos com vista piscina ou jardim
Restaurantes e bares
- Pomodoro – Serviço à la carte. Gastronomia de Veneza e Nápoles
- Oscar – Grelhados.Serviço à la carte.
- Aqua – Culinária mediterrânica. Mariscos. Serviço à la carte. Jantar à luz das velas.
Nota: Os jantares nos restaurantes temáticos requerem reserva e é obrigatório o uso de calças para os homens
- Le Coucou – Bistrô parisiense. Petiscos leves, croissants e café ao pequeno almoço, além de bebidas durante todo o dia até meia-noite.
- Palmira – Restaurante buffet (pequeno almoço, almoço e jantar). Estações de cozinha ao vivo e diferentes temas gastronómicos a cada noite.
- Splash – Bar de piscina (bebidas, smoothies, sorvetes)
- Bar Uno –Próximo da receção. Todo o tipo de bebidas durante todo o dia e à noite.
- Twist – Bar aquático, na piscina infinita
- Mar Bar –Bar de praia
- Oriental Café – Sabores e bebidas do Oriente. Especialidades egípcias num ambiente exótico, onde se pode fumar uma shisha (cachimbo de água)
Outras comodidades
- 6 Piscinas, incluindo uma Infinity pool
- 2 Piscinas infantis
- Ginásio com equipamentos para exercícios aeróbicos e de musculação.
- Mivida Spa (tratamentos pagos)
- Salão de beleza (Pago)
- Multibanco
- Wifi grátis em todo o resort (incluindo na praia)
- Assistência médica (pago)
- Lavandaria (pago)