Turismo Rural Quinta da Abelheira onde a agricultura e a arte se misturam

Acaba de abrir portas no Sobral da Abelheira, entre Mafra e a Ericeira, e conta com uma produção biológica certificada e uma coleção de obras de pintores portugueses como Amadeo de Sousa Cardozo, Manuel D´Assumpção, José Tagarro, Emmerico Nunes, Carlos Botelho, Eduardo Luiz nos seus quartos. Falamos do Turismo Rural Quinta da Abelheira.
Um projeto turístico que é um reflexo do estilo de vida rural contemporâneo e descontraído, numa Quinta rodeada pela natureza e que pretende dar a conhecer um pouco mais de Portugal e a sua cultura.
Cada quarto é dedicado a um pintor português, com obras originais e catálogos, fornecendo pequenos detalhes sobre a vida desses pintores e sua influência.
Os hóspedes têm ainda acesso a uma parte da coleção que foi exibida no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian da “A Obra Perdida” de Emmerico Nunes, um dos pais do Modernismo em Portugal. Amadeo de Sousa Cardoso, Manuel D´Assumpção, Jorge Barradas, António Soares, Manuel Bentes, Almada Negreiro, Cristiano Cruz, Carlos Botelho, José Tagarro, Eduardo Luiz são alguns dos restantes pintores cujas obras poderão apreciar, seja no próprio quarto ou na biblioteca, entre mais de 5.000 livros e catálogos.


Os pequenos-almoços e brunchs são servidos na sala da biblioteca, contendo produtos da própria quinta, entre eles ovos biológicos das galinhas Pedres da Quinta da Abelheira, o pão de massa mãe da região preparado no forno caseiro, compotas caseiras e fruta variada dos pomares da quinta.
Localizada numa aldeia entre Mafra e a Ericeira, o Turismo Rural Quinta da Abelheira está inserido na natureza e inclui 40 hectares de agricultura biológica. Os hóspedes podem, assim, dar um passeio a pé nos percursos por entre os pomares, nas hortas e na agrofloresta, ou optar por outras atividades, como fazer um piquenique no campo, alugar uma bicicleta convencional ou elétrica, ou apenas um passeio de charrete pela quinta.
A origem da Quinta
A origem da Quinta da Abelheira remonta a 1608, quando o mercador Miguel Herman comprou os terrenos onde hoje está hoje situada. Ao longo dos tempos pertenceu a várias famílias e foi comprada pela família Duarte-Silva, atual proprietária, em 2013.
A propriedade estava bastante degradada e, com apenas trabalhadores da aldeia iniciaram a sua recuperação. Depois de quase uma década em obras, a Quinta da Abelheira é o pilar de um sonho de uma vida: um projeto familiar onde pudessem ver crescer os filhos e netos, desenvolver um projeto de Agricultura Biológica, um projeto de Turismo e onde a paixão familiar pela arte, e pela pintura portuguesa, estivesse presente.
Nos seus primórdios, a agricultura era focada no azeite, existindo ainda a casa do lagar da época, mais tarde na vinha e até meados do Séc. XX, nos famosos morangos. Só mais tarde, a partir de 1950, foi iniciada a plantação da Pera Rocha. Com mais de 27 hectares de Pera Rocha, a Quinta da Abelheira é hoje uma das maiores propriedades de produção deste produto DOP (Denominação de Origem Protegida).
Em 2019, dá-se o início da transformação da quinta de agricultura convencional a biológica. Com a adquisição de terrenos adjacentes à propriedade, hoje nos mais de 40 hectares, seis destes já contam com a certificação de Biológico e outros em período de conversão. O objetivo é ter toda a propriedade em modo Biológico.
“Procuramos que os clientes tenham uma experiência única e diferente, refletindo também aquilo que a Quinta da Abelheira representa para nós: um projeto familiar de vida, onde possamos ver crescer os nossos filhos e netos, rodeados de Natureza e uma agricultura sustentável”, explica Vasco Duarte Silva, proprietário da Quinta da Abelheira.