SUN PRINCESS*: Uma Orquestra bem afinada e a Evolução do ADN Princess
Fernando Santos, sócio gerente da GlobalSea CruiseXperts, foi conhecer o Sun Princess, primeiro navio da Princess Cruises movido a LNG. Esta foi uma visita diferente, feita nos estaleiros Fincantieri Monfalcone, sete semanas antes da inauguração do navio, e Fernando Santos conta tudo aos leitores do Turisver, em primeira mão.
Por Fernando Santos, sócio gerente da GlobalSea CruiseXperts
Entrar num estaleiro em plena azáfama, a sete semanas da inauguração é como entrar num teatro nos momentos antes de um concerto de uma orquestra sinfónica, onde parece que cada músico toca para si em aquecimento dos dedos nas cordas dos violinos, violoncelos e trompetes, etc., parece o Caos, mas um Caos superorganizado onde cada instrumentista sabe exatamente o seu papel e como o desempenhar.
Num estaleiro de construção naval é igual, como é igual no interior de um navio, em construção. Cada equipa sabe exatamente por onde tem de entrar, onde deve estar e por onde deve sair. Como numa grande Orquestra cada um dos seus “naipes” sabe o que fazer e como deve tocar e em conjunto, com todos, as outras especialidades. São artistas altamente especializados.
Um Estaleiro Naval parece-se com uma Sala de Ensaios de uma Grande Orquestra
Fomos conhecer o Sun Princess, navio da Princess Cruises o primeiro da companhia movido a LNG, ecologicamente ainda mais responsável, e também o primeiro da nova Classe Sphere, que está na fase final de construção em Trieste, nos estaleiros Fincantieri Monfalcone, a duas horas de Veneza.
São dezenas e dezenas de operários que se cruzam a cada momento – há 3.500 operários a trabalharem diariamente na construção do navio -, são máquinas em funcionamento, cabos ligados, fios que saem dos tetos, paredes que irão ser construídas, andaimes por todo lado, são tubos que passam por baixo dos nossos pés. Todo o cuidado é pouco e os procedimentos de segurança foram-nos indicados por Vicki Johnson (Senior Vice President & Communications), num briefing onde nos equipámos a rigor, com capacete e botas e onde um número muito reduzido de convidados internacionais estiveram e ouviram as palavras de John Padgett, o Presidente da Princess Cruises, que desde Santa Clarita, Califórnia estabeleceu ligação, com os estaleiros em Itália.
Fincantireri constrói navios desde o final da década de 50 do século passado, está prestes a terminar o maior navio de cruzeiros feito em Itália
Os primeiros desenhos para o primeiro dos navios da classe Sphere, foram feitos em 2017, contudo as inovações tecnológicas que foram surgindo e a aprendizagem de outros navios foram sendo introduzidas. O Sun Princess está a menos de dois meses de receber os seus primeiros hóspedes, e já está prevista a entrada em navegação do seu irmão gémeo, o Star Princess, que estando previsto a sua inauguração no Verão de 2025.
No estaleiro, ao nos aproximarmos do Sun Princess, notamos a olho nu, que é a mais comprido que os navios da classe Royal (Royal, Regal, Sky, Discovery, Enchanted e o Majestic). Comprovamos que este é 18 metros mais comprido e tem mais 30 GRTs (arqueação bruta) e que receberá mais 800 hóspedes que os da classe Royal anterior.
A relação espaço / hóspedes é mais elevada no Sun Princess, proporcionando maior habitabilidade
Entrando a bordo…O Eng. Richard Parker (Director, new build guest experience and product development) foi o Maestro que nos apresentou deck sobre deck e praticamente todos os espaços do novo navio. O diretor técnico da construção mostrou pela primeira vez uma das novas áreas e seguramente será das mais concorridas do navio – a recriação do The Magic Castle. Nesta experiência proporcionada pela Princess que nasceu em Hollywood onde há mais de 60 anos só se entra por convite. É a recriação uma mansão cheia de surpresas, com um jantar que se diz memorável e com espetáculos que não são menos notáveis.
O Sun Princess está a ser contruído com o seu sistema Ocean Medallion de geolocalização, de consulta de informações e serviços bordo, assim como marcação de serviços, e compras a bordo. Substitui o tradicional cartão de cartão do navio que abre portas e permite sair ou entrar do navio.
No Sun Princess, pudemos observar detalhes e espaços que dão continuidade à qualidade que a Princess nos habitou, mas sem rotura com o passado, acrescentam novas áreas e novos serviços, que apesar de já terem sido notadas em várias companhias de cruzeiros do grupo.
Este primeiro navio da classe Sphere, na Princess é o primeiro a ter o conceito Camarotes Cabana Deck.
Existem 76 Camarotes Cabana Deck, todos situados no deck 9.
Estes camarotes especiais, VIP, vão ter portas deslizantes que dão para um outro espaço privado, mais avançado, mais perto do mar, é como ter a área Sunctuary dentro do próprio camarote, mas privado com espreguiçadeiras e acesso a jacuzzi. Estes novos camarotes foram pensados para famílias e para grupos de amigos, ou para quem deseje ter uma experiência de camarote mais espaçoso. A maioria dos Camarotes Cabana Deck situa-se num terraço privado partilhado, com acesso reservado com Medalion.
No fundo é como ter o seu camarote num espaço privilegiado, na área Santuary, mas privado e sem piscina.
Saudamos o facto de nas casas de banho dos camarotes, terem desaparecido as cortinas nos chuveiros, mas perdemos em todos os camarotes o Walking closet, que era tão tradicional na Princes, dificultando a arrumação da roupa, sobretudo em cruzeiros de maior duração.
Ficámos com a noção de que o espaço interior dos camarotes era mais limitado, onde com alguma dificuldade nos movimentamos em camarote quádruplo, sobretudo se for interior, com camas montadas.
Nas áreas sociais, o Dome é um dos espaços mais revolucionários e de muita animação do Sun Princess. Situado na proa do navio, este deck tem vários níveis e é a primeira cúpula toda em vidro, construída com esta técnica, a bordo de um navio de cruzeiros. Durante o dia, o Dome disponibiliza uma piscina quer interior e exterior. À noite, a piscina transforma-se num palco, e a cúpula envidraçada transforma-se num espaço de entretenimento, com luzes, lasers, e muito som, convidando a festas pela noite dentro, como se tivéssemos na Ocean Drive, em Miami Beach.
Os padrões de qualidade da Princess mantêm-se, com especial atenção no detalhe e na qualidade dos materiais.
Os restaurantes típicos da Princess mantêm-se bem presentes, mas aqui numa bem maior escala maior – Crown Grill, Sabatinis, Crooners Bar. No caso do restaurante Alfredo’s Pizzeria, que tem o nome do seu Embaixador Culinário, Excutive Cheff Alfredo Marzi), a principal novidade é um forno com a capacidade de cozinhar uma pizza italiana em apenas 60 segundos.
Nas áreas sociais a Piazza, a Princess Arena, a Dome e o Wakeview Terrace, destacam-se pela criatividade e grandiosidade.
A Sphere, que dá ao navio o nome da sua classe, é uma vasta estrutura de vidro que envolve os decks 7, 8 e 9 a meio do navio, e a imagem de marca da classe, que ocupa vários decks, bem visível a bombordo e a estibordo e que permite iluminar e toda a zona central no Sun Princess.
Este será um espaço privilegiado para se estar a bordo, em cruzeiros cénicos e quando lá fora estiverem temperaturas mais baixas, ou mais altas.
A Piazza, a zona central do navio, mantém as características dos restantes navios da companhia, mas neste caso, com dimensões superiores, quer em altura, quer em largura e terá ecrã LED com a altura equivalente a 3 decks, onde irão acontecer muitas das atividades sociais, como a Cascata de Champagne num dos dias de navegação. A Piazza tem ligação ao bar e à sala de espetáculos mais intimistas, o Crooners, o Alfredo’s Pizzaria e o International Café ou onde encontrará música ao vivo dia e noite.
O Princess Arena é agora o teatro principal, que normalmente está na proa dos navios.
É um espaço multiusos para espetáculos que têm lugar de dia ou de noite. Terá a capacidade para 1.050 pessoas. O espaço pode ser transformado e adaptado, com palco móvel com elevador permitindo que os artistas possam surgir do interior do palco e, dada a versatilidade, permite também uma maior proximidade dos artistas com o seu público. Apesar de um espaço que se assemelha ao Coliseu dos Recreios em Lisboa, não encontramos colunas, logo, toda a audiência terá vita desobstruída.
Um outro espaço que teremos a maior expectativa em conhecer ao vivo é o Wakeview Terrace que terá um ambiente típico de Miami Beach.
Este espaço no deck 8, que, na popa do navio será de animação e diferente quando comparado com o resto do navio. A piscina que se projeta para a parte de trás do navio, com espreguiçadeiras e um grande bar, convidando a uma bebida na partida do navio, deixando o cais lá atrás.
Não sendo uma revolução nos conceitos habituais, o que encontramos é uma Evolução sobre os navios anteriores da marca, não é uma Revolução
Aguardaremos as surpresas que estão para chegar e que esperamos ver ao vivo.
Será emocionante experienciar o navio quando ficar pronto para receber hóspedes, fazer um flashback e perceber o que evoluiu, desde os planos elaborados em 2017, até ao momento em que o vimos em construção e depois em atividade.
Depois do “Maestro” Richard Parker, ter ensaiado, produzido, com todos os naipes desta orquestra afinados, o Espetáculo estará prestes a começar com a Tripulação bem afinadas, para receber todos a bordo.
*Sun Princess é o maior navio construído até agora em Itália, e o primeiro navio bicombustível alimentado principalmente por GNL a entrar na frota da Princess. O GNL é a tecnologia de combustível avançada mais amiga do ambiente da indústria marítima e o combustível fóssil mais limpo do mundo, o que reduzirá significativamente as emissões.
Muito bem escrito. Parece que fui eu quem foi visitar. Ficámos com uma ideia das várias alterações que parecem, à primeira vista, boas. Gostei especialmente da ausência de cortinas de plástico nas casas de banho. Não gostei de saber que fico sem espaço para pendurar os casacos ou casacões, no caso cá viagem ao Alaska.
Muito obrigado pelo comentário Rui Batista. As evoluções tecnológicas, de sustentabilidade e de bem-viver a bordo são uma preocupação das Companhias de Cruzeiros, a Princess também está na linha da frente.
Mais um excelente artigo de quem realmente mais conhece a indústria do turismo de cruzeiros em Portugal. Infelizmente faltam mais Espacos para a divulgação deste mercado.
#FernandoSantos #GlobalSea #CruiseXperts
Jose Manuel Matos muito obrigado pelo comentário. O Turismo de Cruzeiros proporciona abordagens diferentes