Compra da Air Europa pela Iberia decidida pela UE até 24 de janeiro
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A Comissão Europeia tem até 24 de janeiro do próximo ano para decidir sobre a primeira fase do processo de compra da Air Europa que lhe foi notificado esta terça-feira, 12 de dezembro, pela IAG, empresa-mãe hispano-britânica da Iberia.
Apesar do prazo atribuído a este dossier, Bruxelas pode, no entanto, adiar esta decisão caso tenha dúvidas sobre o impacto desta fusão em termos de concorrência no seio da União Europeia, dando assim lugar a uma segunda fase para examinar a questão, que poderá levar até 90 dias úteis para um veredicto final. Segundo um porta-voz da Comissão Europeia, neste caso existe a opção de “parar o relógio” com prorrogações entre 15 e 20 dias úteis.
A IAG acredita, que perante o aumento das suas concessões em relação à época anterior, a Comissão Europeia deverá ter uma decisão favorável “o mais rapidamente possível em 2024”, defendendo que esta compra “é boa para os consumidores, para o hub de Madrid e para Espanha”, uma vez que quer as rotas e frequências a par com os horários vão permitir maior flexibilidade aos viajantes.
O grupo liderado por Luis Gallego sublinha ainda que serão “”pelo menos 500, as novas combinações de origem e destino que serão disponibilizadas aos consumidores, principalmente as rotas para a Ásia a partir de Espanha”.
Transformar o hub de Madrid Barajas numa ligação internacional de alto nível é outra das valências apontadas pela IAG, que acredita que este poderá concorrer com outras grandes empresas da União Europeia como Paris, Munique, Frankfurt e Amesterdão.
No caso do “negócio” se concretizar, a Iberia e a Air Europa terão juntas uma quota idêntica à das companhias aéreas europeias nos seu hubs, estando a par da Air France, mas inferior à Lufthansa ou à KLM.
A IAG avança ainda que a fusão entre as duas companhias aéreas vai permitir o aumento de tráfego no aeroporto Madrid Barajas em pelo menos 1,6 milhões de passageiros por ano.