XIX Convenção GEA: Em 2023 “tudo o que dissemos que íamos fazer está feito”, afirmou Carlos Baptista
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Em conferência de imprensa à margem da XIX Convenção da GEA Portugal que decorreu na cidade marroquina de Marraquexe, os administradores do Grupo, Carlos Baptista e Pedro Gordon, fizeram o balanço de 2023, tendo colocado o foco nos vários projetos que tinham sido anunciados para este ano e que estão já todos implementados.
No ano em que celebra o seu 20º aniversário, a GEA Portugal decidiu realizar a sua XIX Convenção Nacional fora de Portugal, o que aconteceu pela primeira vez na história do grupo de gestão. Uma convenção de que Carlos Baptista fez um balanço muito positivo em termos de participação: “Estamos muito satisfeitos com os números”, afirmou o administrador do Grupo GEA, avançando que a Convenção contou com cerca de 400 participantes, entre agências de viagens e parceiros de negócios”. Ainda assim, não foi batido o recorde de agências presentes em convenções do grupo de gestão, já que as agências do Grupo que estiveram presentes foram cerca de 300, com o responsável a considerar “uma afluência muito boa”.
Sobre a escolha de Marrocos para a realização da XIX Convenção GEA, Carlos Baptista explicou ter havido um “convite por parte do Turismo de Marrocos no sentido de tentarmos realizar a nossa Convenção em Marraquexe”. Um convite que foi aceite porque “Marrocos é um destino com um potencial enorme no mercado português, junta a tradição com a modernidade de uma maneira única” acrescendo que “está muito próximo de Portugal”.
Para que esse crescimento se torne realidade, afirmou, “há que fazer promoção e há que mostrar um Marrocos diferente”. Com o Turismo de Marrocos a estar “alinhado” com esta intenção, o administrador da GEA assumiu que o objetivo da realização da Convenção em Marraquexe reside em “potenciar o destino” e de “crescer neste destino turístico”.
Explicou ainda que a ideia de Marrocos surgiu antes do terramoto e que após a tragédia “continuava a fazer todo o sentido fazer [a Convenção] em Marrocos porque turismo é isso mesmo: é resiliência, é mostrar aos nossos clientes que o destino está em perfeitas condições para receber turistas”.
2023 foi um ano de lançamento de novos projetos na GEA
O administrador da GEA fez depois o balanço do ano de 2023, tendo frisado que este foi “um ano de mudança para a GEA, de implementação de novos projetos”. Acima de tudo, disse, foi “um ano de muito trabalho e muita transformação que só foi possível com o envolvimento de toda a equipa”. “Temos tido uma equipa muito comprometida nos novos projetos, a criar novas dinâmicas”, sublinhou, acrescentando que “temos tido uma aceitação muito grande de toda a rede em todos os projetos que temos lançado, alguns deles muito acima daquilo que eram as expectativas iniciais”.
Projetos lançados ao longo deste ano foram quatro, a começar por uma nova Intranet agora “mais moderna, friendly e com mais conteúdo” e, acima de tudo, dotada de uma tecnologia preparada para o futuro.
Outro dos projetos, lançado no passado mês de setembro, foi a Academia de Formação “um projeto que veio para ficar e para ir ao encontro das necessidades das agências”, sublinhou, adiantando que foram ministradas 2.000 horas de formação que abrangeram cerca de 500 formandos. Os números falam por si, satisfizeram a administração do grupo de gestão que está já a preparar o lançamento de uma nova Academia, com melhorias, para o primeiro trimestre de 2024.
A GEA TV foi o terceiro projeto referido, com Carlos Baptista a garantir que a adesão superou as expectativas. “Quando lançámos o projeto à rede, tínhamos uma estimativa de adoção em 150 pontos de venda (…) e acabámos por aplicar na primeira fase 223 TV’s, o que representa quase metade da rede” e “já temos mais pedidos”. Ainda sobre este projeto, Carlos Baptista frisou que o objetivo é “criar mais-valias para os parceiros que estão connosco e para as agências, podendo potenciar cada vez mais campanhas”.
O último projeto concretizado foi o “back office de gestão GEA”, de acesso gratuito às agências da rede e que não sendo exclusivo das novas agências, será melhor percecionado por elas, sendo “uma criação de valor para todas as agências que fazem parte do Grupo GEA”.
Volume de vendas da TravelGEA cresceu 78,5% em 2023
Em destaque na conferência de imprensa realizada durante a Convenção, esteve a TravelGEA (consolidador aéreo da rede GEA) que, segundo afirmou Carlos Baptista, “tem desempenhado um papel cada vez mais importante naquilo que é o ecossistema da GEA”, principalmente devido à situação que atravessa o mercado aéreo. Tanto assim que “a TravelGEA teve um crescimento, em 2023, de 78,5% em volume de faturação”, disse, acrescentando que se trata de um aumento “extraordinário”.
O responsável recordou que em março do ano passado foi adotada uma plataforma agregadora que tem vindo a ser potenciada que “está-nos a permitir criar competitividade para as agências porque é multi-GDS, tem 18 NDCs diretos implementados, dois GDS (Amadeus e Travelport) e um agregador Travelfusion e já estamos a ver o Amadeus NDC”.
Acrescentou ainda que a GEA está já a trabalhar no sentido de integrar o NDC da TAP na TravelGEA: “Estamos a fazer a integração para que, no início do próximo ano, possa estar disponível”, adiantou.
A propósito, avançou que “em 2023 já conseguimos fechar muitos acordos com companhias aéreas decorrentes daquilo que foi a escala ganha com a entrada da GEA dentro do grupo Newtour”.
“Tudo o que dissemos que íamos fazer está feito, e com bons indicadores isto é válido tanto para os quatro projetos implementados como para a TravelGEA que foi um dos nossos focos numa fase inicial”, resumiu Carlos Baptista, considerando, no entanto, que “há ainda muito por fazer” nomeadamente no que se refere ao consolidador aéreo.
Questionado sobre o número de novas agências que aderiram à GEA em 2023, Carlos Baptista respondeu, sem citar números exatos, que “temos crescimento, temos agências a manterem-se, fieis, satisfeitas com os projetos que estamos a desenvolver e com perspetivas de futuro”.
Ainda assim acabaria por referir que se verificou “um crescimento de 5% no número de balcões”, com a GEA Portugal a somar agora 502 balcões de 408 empresas, deixando claro no entanto que “em momento algum em 2023 o nosso foco foi ir atrás de agências de viagens”. Ao invés, garantiu que “o nosso foco foi criar valor para as agências de viagens que estão no nosso grupo e que têm desafios constantes”.
“A entrada de agências dentro do Grupo GEA deve ser uma consequência do bom trabalho que fazemos e não de uma agressividade comercial em que oferecemos tudo e destruímos valor no mercado”, declarou, assegurando que “essa não é a política da GEA, não seremos agressivos no mercado, estaremos no mercado de forma séria e sempre na criação de valor”.