Saiba quais os temas que vão estar “em cima da mesa” no 34º Congresso da AHP
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/congresso-ahp.png)
Na sexta-feira, dia de encerramento das inscrições, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulgou o programa (temas e oradores) do 34º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que terá lugar no Funchal, de 21 a 23 de fevereiro.
Contando com a presença de profissionais e líderes da hotelaria de todo o país, bem como responsáveis da área turística, a reunião magna dos hoteleiros, subordinada ao tema “Horizonte 2030”, vai discutir os desafios e oportunidades para o futuro do setor da Hotelaria e do Turismo em Portugal.
Os trabalhos do congresso têm início no dia 21 de fevereiro, com uma tarde dedicada à Madeira, região que acolhe o evento. Depois da Sessão de Abertura, Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira partilhará com os congressistas a Talk “Madeira: Visão 360º”.
Segue-se a mesa-redonda “Evolução e Inovação na Hotelaria: da História à Visão de futuro na Madeira e no País”, em que participarão cinco hoteleiros madeirenses: Dionísio Pestana, CEO Pestana Hotels; António Trindade, CEO PortoBay Hotels & Resorts; Ricardo Farinha, Administrador Savoy Signature e Filipa Jardim Fernandes, CEO Dorisol Hotels.
Ainda neste primeiro dia, haverá tempo para distinguir uma personalidade de relevo do setor com o Diploma de Louvor e Mérito Hoteleiro e Turístico
O dia termina com o já habitual Get Together,momento descontraído de networking que terá lugar no Mercado dos Lavradores e contará com a presença de 10 chefs de renome que representam o melhor da gastronomia da Madeira.
Manhã do 2º dia de trabalhos, 22 de fevereiro
O segundo dia de trabalho, 22 de fevereiro, começa com o painel “À Conversa com… “Nova Ordem Mundial: Desafios Globais e Oportunidades Emergentes”. O tema será abordado, em forma de entrevista, pelo antigo Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos e depois diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, que partilhará as suas reflexões sobre as mudanças em curso no Mundo, os efeitos na geopolítica, economia, segurança, direitos humanos e cooperação internacional, e ainda a sua visão sobre os desafios com que a União Europeia se debate, interna e externamente.
A manhã continua com Isabel Barros, administradora executiva SONAE MC, como Keynote Speaker com o tema “Sustentabilidade e Criação de Valor: O Futuro Hoje”. “Como é que hoje estamos a preparar as nossas empresas para criarem valor a médio e longo prazo? Que mudanças são imperativas trazer à liderança e à gestão?”, serão algumas das questões que irá abordar.
Segue-se o painel “Transformar a Hotelaria: Do Conceito à Experiência”, composto por 4 talks e 1 mesa-redonda, que terão como host Rodrigo Machaz, Managing Partner da Memmo Hotels, encerram a manhã do 2º dia.
Serdar Kutucu, CEO Slow Hospitality Management falará sobre “Marketing & Branding: Transformar Lugares em Experiências Memoráveis”; Mark Lores, VP of Food & Beverage Aethos Hotels, abordará o “F&B: Como criar experiências únicas”; Luís João, Head of Public Sector da Google Portugal falará de “Inteligência Artificial Generativa na Hotelaria e Turismo”; e Nini Andrade Silva, designer de interiores, abordará a temática “Arquitetura & Design 2030: Projetar o amanhã”.
No final das Talks, Rodrigo Machaz chamará à mesa todos Keynotes Speakers.
Tarde do 2º dia
A tarde do dia 22, começará com a Mesa-redonda “Dilema reservas diretas vs. OTAs: como integrar e concorrer”, conduzida por Paulo Duarte, diretor-geral da Memmo Hotels, em que vão participar Pedro Dias de Sousa, diretor Comercial Amazing Evolution, Filipe Bonina, diretor de Marketing DHM – Discovery Hotel Management, e Louise Lijmbach, Area Manager Portugal e Cabo Verde da Booking.com.
Segue-se aTalk “Cores da Mudança: As Gerações e o Mosaico do Futuro”, com Pedro Pina, vice-presidente para a EMEA do Youtube, e a Mesa-redonda “Talentos Versáteis: A Força Motriz do Amanhã”, com intervenções de Antero Cardoso, VP Operations Management Eco & Midscale Brands Southern Spain & Portugal Accor, Cristina Siza Vieira, Vice-presidente da AHP, e Susana Coerver, Partner Ideators.cc & Kindology Co Founder.
“Por onde passará o futuro do capital humano? Que estratégias para atrair e reter estes talentos versáteis e moldar o futuro das nossas equipas? Podemos criar vantagens únicas num mundo onde as competências brilham mais do que nunca? Qual será o impacto das tecnologias avançadas, como a IA, na gestão deste novo capital humano?”, serão as temáticas abordadas.
3º dia de trabalhos
O último dia do congresso começa com a Mesa-Redonda “Hotel Turnaround – from distressed to distinguished”. Luís Mexia Alves, CEO do DHM – Discovery Hotel Management estará à conversa com Luis Roll, CEO Grupo Flagworld, Francisco Moser, Hospitality CEO Arrow Global Portugal, Nicolau Pinheiro da Veiga, Administrador Just Stay Hotels.
“O conceito de “Hotel Turnaround” refere-se à transformação e revitalização de hotéis que enfrentam dificuldades, levando-os da dificuldade à projeção no mercado. Este tema é de relevância crítica para proprietários, gestores e investidores hoteleiros que desejam revitalizar hotéis e reposicioná-los como destinos de excelência. Mas o que leva os investidores a olharem para este tipo de produto e transformá-los? Quais os desafios? Como transformá-los num caso de sucesso?”, resume a AHP.
A última mesa-redonda do Congresso, “Turismo de negócios e Mercado MICE: modo de sobrevivência ou oportunidade de renascimento?” será conduzida por Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo Turismo de Portugal e terá como participantesCarina Montagut, Diretora da ICCA – International Congress and Convention Association e de Eventos Estratégicos da Feria de Valencia; Paulo Monge, Diretor Geral de Vendas SANA Hotels; e Diogo Assis, Founder and CEO VOQIN’.
“2030 e mais além” é a talk que encerra a edição deste ano do Congresso da AHP, com Pedro Varela, Head of Data Science da BJSS, consultora multinacional onde o convidado lidera a integração da inteligência artificial (IA) em soluções transformadoras para os negócios. Como podem e devem organizações e sociedade em geral envolver-se e beneficiar da inteligência artificial? É possível antecipar o futuro?
O 34º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo conta com o apoio, entre outras entidades, da Associação de Promoção da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal.
Saiba mais na página do Congresso: www.congresso.hoteis-portugal.pt.