“Luxo acessível” é segmento em expansão, revela o Relatório Global WTM
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Apresentado no primeiro dia do WTM que decorre em Londres, o World Travel Market London 2023, veio revelar que o “luxo acessível” está a tornar-se mais popular, apesar de muitos turistas estarem com um orçamento mais “apertado”.
O relatório, apresentado na WTM Londres a 6 de Novembro, diz que o “luxo acessível” está a tornar-se mais popular “num ambiente geral promissor” e explica que o aumento deste tipo de viagens se alinha com uma tendência mais ampla de os consumidores procurarem experiências novas e únicas nas férias.
“Depois da pandemia e das restrições às viagens, muitos quiseram melhorar a sua experiência… à medida que os consumidores recuperam proativamente as experiências turísticas perdidas”, afirma o relatório.
Parte desta procura, continua o estudo, pode ser o resultado da continuação da procura reprimida e das poupanças acumuladas durante os confinamentos, bem como do facto de as taxas de desemprego estarem relativamente baixas na maioria dos países.
“Os consumidores não afetados pelas crises económicas provavelmente continuarão a optar por destinos de luxo”, afirma o estudo que no entanto sublinha que “aqueles que pertencem a grupos de rendimentos mais baixos poderão sentir cada vez mais o impacto da redução dos rendimentos pessoais e procurar opções de viagem mais económicas ou reduzir as suas viagens”.
Ainda assim, o relatório alerta que alguns dos impulsionadores da procura de viagens pós-pandemia podem ter “revertido nos últimos meses”, representando um risco para a expansão contínua.
Neste âmbito dos riscos, o estudo aponta para custos persistentemente elevados e para a recuperação da libra esterlina e do euro, que estão a enfraquecer o poder de compra do dólar americano na Europa. Refere ainda o aumento dos combustíveis que estão a pressionar o preço das tarifas aéreas. Já do lado da oferta refere a escassez de mão-de-obra em muitos mercados.
O relatório observa, no entanto, que “os custos mais elevados ainda não foram um impedimento significativo ao crescimento e os viajantes parecem dispostos a pagar preços mais elevados”.
Juliette Losardo, diretora de Exposições da WTM Londres, disse, a propósito, que “as empresas de viagens experientes podem capitalizar esta tendência dos consumidores de valorizarem o conforto em detrimento da poupança de dinheiro, fornecendo dicas importantes aos clientes, programas de fidelização ou extras adicionais, por exemplo.”
Já Dave Goodger, diretor-geral EMEA da Tourism Economics, sublinhou que “as descobertas mostram como os consumidores têm uma procura aparentemente insaciável por viagens, apesar de um cenário económico complexo”, acrescentando esperar que este relatório “capacite as organizações de turismo a tomar melhores decisões sobre as suas estratégias para 2024 e além”.