Está dado o “pontapé de saída” para a BTL 2025 e entregues os prémios a expositores e personalidades
Com a entrega de prémios relativos à edição deste ano e a atribuição dos prémios “Personalidade BTL”, a AIP marcou esta quinta-feira, na FIL, o arranque da BTL 2025 com um evento que reuniu profissionais e stakeolders do turismo.
O evento serviu para anunciar os vencedores dos prémios BTL 2024. Para além dos Stands da BTL 2024 premiados, foram ainda atribuídos os prémios “Personalidade BTL”, uma categoria que distingue profissionais do sector do turismo cujo percurso profissional tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento e crescimento desta indústria.
Os vencedores dos Prémios BTL 2024 foram:
Categoria | Entidades Vencedoras |
Nacional | ERT Açores |
Criatividade | TAP AIR Portugal |
Sustentabilidade | ERT Açores |
Menções Honrosas | Entidades Vencedoras |
Nacional | ERT Alentejo e Ribatejo |
Internacional | Marrocos |
Cabo Verde | |
TAP AIR Portugal | |
Inovação | Europalco |
Prémios Personalidade | |
Dionisio Pestana | |
Jorge Rebelo de Almeida | |
José Ribau Esteves | |
Rita Marques | |
Prémio Júri BTL | |
Jornadas Mundiais da Juventude 2023 | |
Prémio Parceiro Excelência BTL | |
AVK Audiovisuais Opção Global |
O evento ficou, igualmente, marcado pelo anúncio e apresentação de Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo, como nova presidente do Conselho Estratégico da BTL, órgão consultivo, que reunirá várias personalidades e terá como missão contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia que permita à BTL consolidar e desenvolver a sua posição como um dos principais eventos do sector turístico na Europa, bem como garantir o seu alinhamento com o mercado e com os objetivos das empresas e entidades que nela participam.
Reforço da atratividade internacional da feira é objetivo para 2025
De 12 a 16 de março de 2025, a Bolsa de Turismo de Lisboa regressa à FIL num modelo que será mantido no essencial. No entanto, foram estabelecidos alguns vetores estratégicos e a atingir, como o reforço da sua notoriedade internacional através, nomeadamente, da “qualidade e diversidade dos buyers, que se deslocam à feira e cuja presença deve ser maximizada para “gerar mais oportunidades de negócios para todos os expositores que participam na BTL”, frisou Pedro Braga, diretor-geral adjunto da FIL
“Uma BTL conhecida internacionalmente como uma plataforma de negócios, que para além de vender o destino de Portugal, gera oportunidades de negócio para outros mercados emissores, contribuirá para o crescimento do número de destinos internacionais presentes na BTL, o que nos permitirá a todos um novo posicionamento a nível internacional”, defendeu o responsável.
A BTL quer crescer em visitantes internacionais, como quer aumentar os visitantes profissionais e apostar no reforço do B2C para fazer subir as vendas dos expositores ao consumidor final. Daí que tenha ficado a promessa de “aumentar o número de postos de venda”, satisfazendo os pedidos de muitos expositores”.
Reforçar a oferta representativa da diversidade do destino de Portugal, mantendo as apostas no turismo religioso, no enoturismo, na cultura, no LGTBTI+, continuando a dar particular atenção à oferta e à formação de recursos humanos na área do turismo, nomeadamente através da Bolsa de Empregabilidade são outros dos vetores.
Outro pilar passa por promover a discussão de temas centrais do setor, pretendendo ser, com o apoio e o contributo do Conselho Estratégico, “um fórum promotor de novas ideias e soluções que permitam contribuir para acumular a escassez de recursos humanos qualificados no setor”, avançou Pedro Braga, acrescentando que “através do trabalho desenvolvido pelo seu Conselho Estratégico, a BTL promoverá o debate e discussão de temas mais relevantes para o setor do turismo e os desafios que enfrentará no futuro”.