“It’s not tourism. It’s futourism”: Campanha convida turistas a participar na construção do “turismo do futuro”
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Apresentada esta quarta-feira, a nova campanha do Turismo de Portugal aponta 12 Resoluções de Ano Novo para os turistas do futuro, convidando-os a serem mais responsáveis, a viverem experiências mais autênticas e a serem capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades. O objetivo é colocar Portugal na liderança do turismo do futuro.
Lançada em meios online internacionais, no passado dia 31 de dezembro a nova campanha de promoção turística, operacionalizada pelo Turismo de Portugal, tem por base o filme “Futourism”. Em cinco idiomas e já com a nova assinatura “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”, a campanha avança com 12 compromissos para mobilizar e inspirar as pessoas a assumirem um papel ativo nas mudanças que se impõem no turismo, em Portugal e no mundo.
Mais do que uma campanha, trata-se, de acordo com o Turismo de Portugal, de uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades.
“Depois do melhor ano de sempre no setor do Turismo em Portugal, é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio entre viajantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre o turismo, a cultura e a natureza”, sublinhou Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
Na apresentação da campanha, a responsável do Turismo de Portugal começou por lembrar que “liderar o turismo do futuro é uma ambição que está escrita na ET 2027 e tem orientado a estratégia de comunicação do Turismo de Portugal” nos últimos anos.
Sublinhando que esta é a primeira vez que o Turismo de Portugal inicia um novo ano com uma nova campanha, Lídia Monteiro referiu que agora é tempo de ir mais além, de “dar algo mais”, de ajudar a construir “um turismo do futuro, mais resistente, mais autêntico” e um “turismo para todos”. Neste “todos”, Lídia Monteiro inclui os residentes: “Temos de fazer com que os residentes se sintam bem com o turismo e que façam parte dele”, defendeu.
“Quisemos fazer uma campanha que marcasse o início do ano, que aproveitasse este impulso natural que as pessoas têm de no início do ano fazerem diferente e introduzira ambição de fazer diferente, de fazer um turismo para o futuro”, explicou ainda Lídia Monteiro.
Os 12 compromissos
É nesse sentido que a campanha avança com 12 compromissos – um por cada mês do ano – e utiliza imagens que, simultaneamente, remetem para expressões portuguesas, mas com uma abordagem universal. As 12 resoluções – “muito mais emocionais do que comerciais”, como explicou Tomás Froes, CEO da DENTSU, agência responsável pela campanha – são:
1. Não é não estar envolvido. É estar comprometido.
2. Não é virtual. É real.
3. Não é nosso. É seu.
4. Não é padronizado. É único.
5. Não é global. É local.
6. Não é uma onda. É um oceano.
7. Não é cinzento. É verde.
8. Não é impetuoso. É humilde.
9. Não é moda. É tendência.
10. Não é desatento. É consciente.
11. Não é apressado. É imersivo.
12. Não é artificial. É humano.
Liderar o turismo do futuro também na comunicação
A mensagem a passar visa, segundo Tomás Froes, “inspirar outros destinos e todos os turistas”, com o responsável a defender que “esta é uma campanha feita por pessoas para pessoas”, uma campanha muito pouco comercial e muito mais emocional” que apela a que o turismo sinta os destinos como se fossem seus de modo a que as viagens tenham um impacto positivo nesses mesmos destinos e naqueles que neles vivem. Ou seja, não se trata de turismo mas de futurismo.
Para o CEO da DENTSU, “liderar o turismo do futuro é também liderar a comunicação do turismo do futuro” e esta, para trazer resultados “tem que ser muito consistente” para que a mensagem chegue a todos. O responsável frisou ainda que a campanha “Futourism” “é um passo em frente relativamente à campanha Can’t Skip Portugal” que tanto sucesso teve.
“Como destino, como país, como marca, como destino líder, nós estamos a lançar uma mensagem que mais nenhum destino até hoje lançou, com esta profundidade”, afirmou, acrescentando que “mais do que uma campanha, isto é uma plataforma de comunicação que acreditamos que deve e pode ser potenciada ao longo dos próximos anos porque há uma preocupação evidente com a sustentabilidade do turismo em Portugal”.
Dirigida aos mercados interno – em primeiro lugar – e externos, com destaque para os mercados prioritários da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal, mas também aos Estados Unidos e Brasil como referiu Lídia Monteiro, a campanha é veiculada através dos meios digitais mais relevantes e em vários formatos de vídeo de grande impacto, incluindo pela primeira vez o TikTok e Connected TV. “Fica assim assegurada uma comunicação omnicanal, alcançando o público de maneira consistente e coerentes através de múltiplos pontos de contacto”.
Assista aqui ao filme “It´s not tourism. It´s Futourim”.