Preservação da tradição, partilha de momentos e procura de novas experiências serão tendência em 2023
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A preservação da tradição e das culturas, a partilha de momentos e conhecimentos, a revolução nos pratos e movimentos e a procura por novas experiências e soluções para a saúde e o ambiente vão ditar o que comemos em 2023. Quem o garante é um estudo realizado pelo TheFork em parceria com a NellyRodi.
Os últimos anos têm sido marcados por mudanças sociais, económicas, geopolíticas e ambientais, que transformaram profundamente o comportamento humano. E para compreender de que forma estes desafios impactaram a gastronomia e identificar o que se avizinha para os foodies e para os restaurantes, a plataforma líder de reservas de restaurantes na Europa, TheFork, em parceria com a agência internacional especializada em previsões e consultoria estratégica, identificaram as tendências que poderão marcar o próximo ano na indústria alimentar e da restauração e que segundo o estudo se enquadram em quatro pilares: Reconexão, Partilha, Provocação e Performance.
No mesmo estudo fica claro que “as tradições e técnicas do passado estão de volta com o objetivo de resgatar o know-how dos mais antigos e recuperar métodos culinários primários”, como a cozinha com fogo, a cozinha indígena e o regresso de bebidas destiladas.
Mesas caseiras e pousadas são os novos locais de partilha, degustação, cultura e observação que estarão entre as tendências de 2023, ao mesmo tempo que se dará mais importância às iguarias feitas pelas avós ou a cozinha solidária, que envolve novas comunidades migrantes.
Após cerca de dois anos de distanciamento social imposto, as pessoas estão mais dispostas a retomar o contacto humano, a descobrir e a experimentar, através de cozinhas descomplexadas, narrativas agrícolas e partilhas enriquecedoras.
A aceleração do boom digital tem sido uma das principais consequências da pandemia. Os consumidores querem ter tudo no imediato e estar sempre conectados. TikTok, Food & Art e Web 3.0 são algumas das tendências que irão brilhar em 2023.
Mais conscientes do que nunca para as consequências das alterações climáticas, as pessoas procuram soluções eficazes para a sua saúde e para o meio ambiente: a comida não é só comida, é preciso saber a origem dos ingredientes.
O foco no metabolismo, as dietas baseadas em experiências e estudos científicos, salvar o ambiente e a crescente procura por lugares “fora da caixa” para comer são também algumas das tendências para 2023.
Para Sérgio Sequeira, country manager do TheFork para Portugal e Espanha, “a comida já não é apenas uma necessidade primária de sobrevivência e os hábitos alimentares que adotamos contribuem para a nutrição do nosso corpo, mente e alma. O mundo enche-se de desafios e os clientes questionam-se cada vez mais antes de experimentarem um alimento ou de reservarem em restaurantes”.