BTL 2022 com balanço “muito positivo”, considera a organização
A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa está convicta de que esta foi uma das melhores edições de sempre da feira, que este ano decorreu de 16 a 20 de março.
A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), faz um balanço “muito positivo” da edição de 2022 e, de acordo com a nota de imprensa enviada, afirma ter “a convicção que esta foi uma das edições onde foram concretizados mais negócios, segundo os vários indicadores preliminares”.
A organização sublinha mesmo que “esta foi a melhor resposta que o sector do turismo podia ter dado após dois anos de interregno da BTL, e foi demostrativa da resiliência e da enorme capacidade deste que é um dos mais importantes sectores da economia nacional”.
Um dos objetivos estratégicos da BTL para os próximos anos é o de se afirmar como o grande Marketplace do sector do turismo, pelo que Dália Palma, gestora da feira, destacou que “a sensação do dever cumprido” está “intimamente ligada ao elevado nível da satisfação dos expositores nas duas dinâmicas de negócio, B2B e B2C”, bem como “à opinião do público que visitou a BTL, e que cada vez mais se desloca com o intuito de comprar as suas férias”.
No total, a BTL 2022 recebeu 45.569 visitantes entre profissionais e público geral e contou com a participação de 1.407 expositores (diretos e indiretos), um número superior ao da edição realizada em 2019, numa área de exposição de 45.000m2 dividida por quatro pavilhões. Estiveram ainda presentes 60 destinos internacionais.
Nos próximos anos, a organização da BTL pretende reforçar a qualidade e a representatividade dos diferentes segmentos do Programa de Buyers. Nesta edição, o certame contou com a presença de 94 buyers de 18 mercados: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Hungria, Índia, Israel, México, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia. Segundo avança a organização, participaram neste programa 256 expositores, tendo sido realizadas 1.404 reuniões.
“Este ano a organização implementou uma ferramenta que possibilitou a avaliação do resultado de cada umas das reuniões, o que vai permitir medir o sucesso desta iniciativa, bem como perceber o potencial de negócio que vai gerar”, explica Dália Palma, acrescentando que “os primeiros indicadores permitem-nos desde já afirmar que este programa está ao nível do que melhor se faz a nível internacional”.
Na análise de satisfação efetuada pela organização aos visitantes profissionais e publico geral, com base num inquérito realizado durante o evento, destacam-se os seguintes resultados:
Publico profissional
- 98,3% recomendariam a visita à BTL a outros profissionais do Turismo
- 95,4 % tenciona repetir a visita na próxima edição
- 61,8 % deslocou-se à BTL com intenção de realizar negócios
- 83,2% considera a BTL o evento mais importante no setor do turismo em Portugal
- 83,8% considera que a BTL contribui para a projeção do turismo a nível internacional
- 87,9% considera que a BTL vai permitir acelerar a recuperação económica do setor
Público geral
- 91% dos inquiridos afirma que a visita correspondeu às suas expectativas;
- 96,6% recomendaria a visita à BTL a familiares e amigos;
- 92,6% tenciona repetir a visita
- 51,4% deslocou-se à BTL com intenção de comprar férias.
- 78,4% destes inquiridos efetuou compras no certame.