Guia Michelin quer valorizar gastronomia portuguesa
A ideia de valorizar não só a gastronomia regional portuguesa mas também os produtos locais, foi avançada por Monica Rius, diretora de comunicação da Michelin Ibérica que prometeu uma maior dedicação da Michelin ao nosso país.
Em entrevista à agência Lusa, a diretora de comunicação da Michelin Ibérica, responsável pela edição do Guia Michelin de Portugal e Espanha, assumiu que “queremos dar valor e uma dedicação um pouco mais especial a Portugal em geral”, justificando que, na última década, houve uma “evolução gastronómica” muito grande que dá agora todo o sentido a uma maior promoção da gastronomia portuguesa.
Considerando que, “em geral, é difícil para os países mais pequenos ter uma certa proeminência”, no que toca à sua visibilidade no Guia Michelin, a responsável afirmou que no momento presente faz sentido promover a gastronomia portuguesa e, através dela, promover o país.
O desenvolvimento de rotas gastronómicas, em torno de um certo produto, pode ser um dos caminhos mas tão ou mais importante seria a realização da gala anual da Michelin em Portugal, o que apenas aconteceu em 2018, tendo Lisboa como palco.
Recorde-se que na edição de 2022, Portugal conta com sete restaurantes com duas estrelas e 26 com uma estrela.