“Esta é a Minha Praia” é a nova campanha de promoção turística de Viseu Dão Lafões
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2023/06/viseu.jpg)
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou a sua nova campanha de promoção turística: “Esta é a Minha Praia”. O objetivo é aumentar as visitas ao território ao desafiar as pessoas a serem embaixadoras da região pelo mundo.
Apresentada no dia 27 de junho, a campanha valoriza os variados recursos turísticos do território e, embora tenha sido lançada para o verão, tem uma mensagem intemporal e pretende atrair visitantes para a região durante todo o ano. Os conteúdos, a nível de imagem e de texto, destacam as características únicas de Viseu Dão Lafões, uma região que conjuga a natureza com a cultura e o património, a gastronomia e os vinhos do Dão ou o termalismo, entre muitas outras experiências.
Recorde-se que, de acordo com os dados mais recentes do INE, relativos aos quatro primeiros meses de 2023, entre janeiro e abril, a procura turística em Viseu Dão Lafões aumentou 14 por cento em relação ao mesmo período do ano passado e está já acima dos números de 2019, o ano de referência. É de prever que 2023 venha a ser o melhor ano para a atividade turística.
O cenário para a apresentação da campanha foi o balneário romano das Termas de São Pedro do Sul, local que o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, escolheu para recuperar de uma perna partida no cerco de Badajoz, em 1169. A cerimónia contou com a presença de dirigentes da CIM e do presidente da Turismo Centro de Portugal, além de autarcas dos 14 municípios que integram a Comunidade.
Para Fernando Ruas, presidente da CIM, “’Viseu Dão Lafões – Esta é a Minha Praia’ é uma campanha que transforma o destinatário da mensagem em protagonista. O objetivo é que as pessoas se identifiquem com as características ímpares desta região como um todo, assumindo Viseu Dão Lafões como a ‘sua’ praia, a praia de todos, e tornando-as assim embaixadoras do território, não só no verão, mas durante todo o ano”.
Nuno Martinho, secretário-executivo da CIM Viseu Dão Lafões sublinha que “’Esta é a Minha Praia’ é uma expressão cada vez mais utilizada, por todas as gerações, para assumir publicamente que nos identificamos totalmente com uma ideia, uma experiência, um conceito, mas também um local. É um mote facilmente reconhecível por todos e que é muito positivo, pois privilegia o bem-estar, a descoberta e a autenticidade. Além disso, conjuga-se na perfeição com o ambiente de otimismo que se vive hoje na região”.
Também presente no evento, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou que “esta campanha está em linha e coaduna-se com a estratégia turística do país e da região Centro de Portugal”, uma vez que “privilegia produtos turísticos cada vez mais importantes, como são a gastronomia e os vinhos, a natureza, o turismo ativo, o património ou a cultura. Há um alinhamento perfeito entre a marca Centro de Portugal e esta campanha de Viseu Dão Lafões”.
Esta é a terceira campanha promocional lançada na altura do verão pela Comunidade Intermunicipal, depois de “O Verão é Aqui!”, em 2021, e “Um Verão sem Comparação”, em 2022. A campanha está concebida para exibição em diversos formatos e suportes, desde logo com uma forte presença digital, mas também em painéis nas autoestradas, mupis em espaço urbano, anúncios na rede multibanco, e outras.