‘Slots’ da TAP em Lisboa: E o vencedor é… easyJet
A Comissão Europeia decidiu, esta quinta feira, 16 de junho, atribuir à easyJet os 18 ‘slots’ que a TAP tinha que alienar como uma das contrapartidas da aprovação, por Bruxelas, do seu plano de reestruturação. A low cost já reagiu, dizendo que a decisão lhe vai permitir ser a segunda companhia aérea em Lisboa.
A easyJet foi a primeira classificada entre um conjunto de várias companhias aéreas que concorreram aos 18 ‘slots’ [faixas horárias diárias para descolagem e aterragem] da TAP no Aeroporto de Lisboa, entre as quais se encontrava a Ryanair.
Em comunicado, a Comissão Europeia explica que “as faixas horárias serão disponibilizadas pela TAP Air Portugal para atenuar eventuais distorções indevidas da concorrência criadas pelo auxílio à reestruturação que lhe foi concedido por Portugal, após autorização da Comissão em dezembro de 2021”, permitindo assim à easyJet “começar a explorar novas rotas a partir de 30 de outubro de 2022”.
A Comissão, sublinha o mesmo comunicado, “analisou em pormenor as propostas recebidas em função dos critérios de elegibilidade, avaliação e classificação”, tendo em conta a “capacidade de lugares que as transportadoras poderiam oferecer utilizando as faixas horárias disponibilizadas pela TAP Air Portugal”. Uma vez que a escolha recaiu sobre a easyJet, esta terá agora “prioridade para celebrar com a TAP Air Portugal o acordo de transferência de faixas horárias que lhe permitirá expandir as suas operações no aeroporto de Lisboa e oferecer novos voos a partir de 30 de outubro de 2022″.
A escolha da easyJet aconteceu por se tratar da companha aérea que, na opinião da Comissão Europeia, apresenta maior capacidade de lugares até 2025.
Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, citada no comunicado, adianta que, “na sequência de um concurso público, serão atribuídas à easyJet 18 das faixas horárias diárias de descolagem e aterragem atualmente detidas pela TAP no aeroporto de Lisboa”.
“Esta situação incentivará a concorrência no setor europeu da aviação, uma vez que permitirá à easyJet expandir as suas atividades neste aeroporto congestionado, contribuindo assim para preços justos e para que os consumidores europeus disponham de uma escolha mais alargada”, afirma a responsável.
Vestager avança ainda que a atribuição “contribui também para assegurar que o apoio financeiro concedido à TAP por Portugal para permitir o regresso à viabilidade da transportadora não tenha efeitos negativos indevidos no mercado único”.
easyJet diz que será segunda em Lisboa
Em comunicado, a companhia congratulou-se com a decisão da Comissão Europeia e adianta que os ‘slots’ agora atribuídos vão permitir oferecer mais lugares e novas rotas “a partir do final do mês de outubro, com o início da temporada de inverno (30 de outubro de 2022)”.
“Esta decisão significa que a easyJet poderá oferecer uma escolha mais vasta de destinos e tarifas acessíveis para as pessoas que viajam de e para a capital portuguesa. Além disso, confirma igualmente o papel fundamental da companhia aérea no mercado português que criará mais oportunidades de emprego local”, frisa a low cost.
Citado no comunicado, o diretor-geral em Portugal, José Lopes, afirmando que o mercado português é dos mais importantes pra a transportadora, assinala que “nos últimos dois anos, Portugal provou desempenhar um papel crucial no apoio à nossa estratégia, além de ser um dos destinos preferidos dos nossos clientes em toda a nossa rede. Estamos também entusiasmados por nos tornarmos a companhia aérea número dois de Lisboa, o que é uma prova da lealdade dos nossos clientes portugueses ao longo dos anos”, acrescenta José Lopes.
“A easyJet tem agora prioridade para celebrar com a TAP Air Portugal o acordo de transferência de faixas horárias que lhe permitirá expandir as operações no aeroporto de Lisboa e oferecer novos voos a partir de 30 de outubro de 2022”, adianta a Comissão Europeia.