Susana Varela assumiu a direção de marketing dos operadores e companhia aérea da Ávoris em Portugal
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Foi há 22 anos que Susana Varela iniciou o seu percurso profissional, no departamento de marketing da Halcon Viagens. Agora, no Grupo Ávoris, abraça um novo desafio fora da distribuição, assumindo as funções de diretora de marketing da tour operação e da operação da Iberojet em Portugal. O Turisver falou com a profissional sobre os novos desafios que representa este cargo.
A Susana passou recentemente a desempenhar novas funções no Grupo Ávoris em Portugal, mais relacionadas com a tour operação. Como está a ser essa mudança?
Nesta nova fase fiquei a dirigir de facto o marketing e comunicação dos operadores do Grupo Ávoris, e ainda da nossa companhia aérea Iberojet, o que aconteceu depois de 22 anos passados na área da distribuição. Quando iniciei a minha carreira, entrei para a Halcon, comecei como assistente de produto e com o marketing na Halcon, a trabalhar diretamente com o Timóteo Gonçalves. Agora passei em exclusividade para a área da tour operação e da nossa companhia aérea.
Ao longo dos anos, a distribuição para mim sempre foi um trabalho criativo, onde por vezes tinha de “inventar um pouco”, com as campanhas e algumas iniciativas. Nestas novas funções, apesar de estar numa fase inicial e ainda não termos desenvolvido muitas áreas, a ideia será, no médio prazo, conseguirmos fazer coisas diferentes para a tour operação, pensar um bocadinho ‘fora da caixa’ para podermos ter um contacto mais próximo com os agentes de viagens, em especial na forma como comunicamos quer com os clientes (agentes de viagens)quer com quem faz o produto, que é a nossa ‘fábrica’.
Quando as agências de viagens, e mesmo a imprensa, recebem de forma direta uma informação ou uma promoção de um dos vossos operadores, essa coordenação já passou pela responsável?
No caso da Nortravel, como o foco tem estado muito no Porto com o Nuno Aleixo, essa parte vai ser mantida tal como está, no futuro vamos estudar o assunto e logo se vai ver como vai ficar. Também nesta fase em que acabei de assumir estas funções, não consigo para já pegar em todas as marcas, portanto vou começar por aquelas que não têm tanto apoio. No Porto temos duas pessoas nesta área que fazem um bom trabalho, e por isso neste momento a minha preocupação é com as restantes marcas e com as que têm muita comunicação com as agências de viagens.
“Uma das primeiras grandes iniciativas que vamos ter é a apresentação da imagem do operador turístico Travelplan, que vai sofrer um ‘refresh’, dado que sentimos que a marca está um pouco desgastada”
Em relação ao trabalho de marketing que fazia existe uma importante diferença, já que na B Travel era um trabalho para o público final, e agora nestas novas funções esse trabalho é praticamente exclusivo para as agências?
O que fazia para a B Travel era o marketing dirigido ao cliente final. Agora, a forma e a linguagem que têm que ser utilizadas para comunicar com os agentes de viagens têm que ser um pouco diferentes, não poderá ser uma comunicação tão formal como se faz para o cliente final.
Uma das primeiras grandes iniciativas que vamos ter é a apresentação da imagem do operador turístico Travelplan, que vai sofrer um ‘refresh’, dado que sentimos que a marca está um pouco desgastada. Há, portanto, que modernizá-la um pouco e isso irá acontecer até ao final deste ano.
Existe uma ligação com a responsável de marketing em Espanha, ou a autonomia é total?
Existe uma ligação. Em Portugal a minha relação direta e a minha dependência é com o Constantino Pinto, que funcionalmente é a pessoa do grupo com quem mais vou trabalhar, mas eu dependo diretamente de Espanha, concretamente da Mónica Brondo que é a Marketing Manager do grupo e que acaba por ser a minha chefe para Portugal.
No entanto, dada a especificidade do produto dos operadores e as características do próprio mercado, por vezes o que se possa estar a fazer em Espanha pode não estar a acontecer em Portugal e vice versa?
Em linhas gerais o que acontece é que o produto é muito idêntico, salvo algumas exceções – pelo menos no que diz respeito ao produto das Caraíbas e das Ilhas Espanholas, o produto é muito idêntico. O que nós fazemos é adaptar, ou seja, em muitos casos a imagem pode ser a mesma mas a mensagem é diferente, isto porque pela especificidade dos mercados, há coisas que funcionam muito bem num país mas não funcionam assim tão bem no outro.
Como é que estão a usar as redes sociais? Que tipo de produtos é que comunicam através das redes?
Em Portugal temos quatro canais abertos. Um canal diretamente para o público com a marca da Nortravel, que comunica de forma direta com os clientes finais, a Catai que tem um canal que também é direcionado ao cliente final, depois temos um grupo fechado do operador Jolidey e temos outro, mais geral, que é o Ávoris Training Portugal, direcionado para os agentes de viagens que é onde colocamos a apresentação de formações que vamos fazendo, os novos produtos e novas ofertas, as fam trips, as informações sobre os destinos e algumas novidades.
Vamos também usar este último canal para um calendário onde se anunciam as novas formações que iremos fazer, para que os agentes de viagens conheçam as datas com antecedência a fim de poderem inscrever-se. Estamos a mexer em tudo aos poucos, temos um plano e vamos avançando tranquilamente.
Este tipo de fam trips como a que fizemos a Cancun e Riviera Maia, com agentes de viagens e jornalistas, é uma aposta para continuar?
Sim, enquanto Ávoris esta viagem que organizámos a Cancun e à Riviera Maya, é uma ação desenhada para um grupo distinto, ou seja, não é uma fam trip normal como seria se ela fosse feita por um dos nossos operadores. Trata-se mais da apresentação de uma nova rota, neste caso a inauguração dos voos entre o Porto e Cancun. Também por isso tem uma abordagem diferente, não é tanto para os agentes de viagens mas sim para os quadros superiores das redes poderem perceber o que fazemos, para conhecerem os serviços que oferecemos e a qualidade do nosso avião. Neste sentido, penso que a experiência que nós passamos fala por si. Estas ações aproximam-nos dos nossos principais clientes e é uma estratégia que possibilita que se façam coisas diferentes e se façam abordagens também diferentes a estes nossos parceiros de negócio.
E para a chamada rentrée, o pós verão, que iniciativas estão previstas pelo departamento de marketing e comunicação?
No imediato, a nossa prioridade tem a ver com a novidade que vai ser a transformação da imagem do operador Travelplan e a partir daí vamos desenvolver o trabalho em relação à Travelplan e analisar como vão ficar as restantes marcas. Neste momento também já estamos a desenvolver a criação da imagem das campanhas de pré-vendas do produto inverno.
Entrevista realizada durante a viagem ao México promovida pela Ávoris por ocasião da abertura da rota Porto-Cancun.