Há três tendências que vão definir a época alta de viagens de 2023
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A cimeira Global Travel Summit da Allianz Partners, que se realizou recentemente em Paris, França, explorou três temas que irão definir o setor dos seguros de viagem em 2023: níveis elevados de procura de seguros, maior volatilidade económica e geopolítica e maiores expetativas dos clientes.
“Uncharted” foi o tema escolhido para este evento híbrido, de dois dias, e que refletiu as oportunidades emergentes e as incertezas que o setor enfrenta, bem como o crescimento e a expansão da Allianz Partners.
A cimeira reuniu mais de 200 participantes presenciais e 1.500 participantes virtuais dos cinco continentes, contando com a presença de líderes do setor das viagens e não só, incluindo Jeff Rosenblum, CEO da agência de publicidade Questus, o autor do best-seller WSJ e Tyler Brûlé, presidente e diretor editorial da Monocle.
O regresso das viagens continua, apesar das pressões inflacionistas
O volume de viagens mantém-se forte em 2023 e o interesse dos consumidores nos seguros de viagem encontra-se muito acima dos níveis anteriores à pandemia. Os dados de Customer Lab da Allianz Partners na Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido revelam que as intenções de compra de seguros de viagem mais do que duplicaram entre 2019 e 2022 – de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais.
O aumento da procura contribuiu, ainda, para um crescimento significativo do negócio de viagens da Allianz Partners, em 2022, atingindo receitas de 3,05 mil milhões de euros, que corresponde a um aumento de 80% em relação ao ano anterior e o melhor desempenho de sempre da empresa. O número de clientes também se manteve forte durante os primeiros meses de 2023, registando um crescimento significativo em relação ao ano anterior.
A elevada procura, no entanto, é acompanhada por um aumento significativo das expetativas dos clientes em relação às suas seguradoras, incluindo um tratamento dentro dos prazos de sinistros e uma maior capacidade de resposta.
A Global Travel Summit da Allianz Partners explorou a necessidade de uma maior eficiência e de uma experiência sem descontinuidades, juntamente com inovações técnicas que irão proporcionar mais proteção e benefícios de conveniência através da plataforma Allyz da Allianz.
Este contexto foi definido num cenário económico e geopolítico altamente complexo. Embora a procura continue a ser muito forte, o fim do crédito reduzido e as grandes pressões sobre o custo de vida podem afetar os planos dos viajantes, especialmente quando se trata de despesas discricionárias durante as férias.
Para Joe Mason, diretor de Marketing – Viagens, Allianz Partners, “o aumento das viagens de lazer coincidiu com uma inflação elevada, especialmente nos transportes, alimentação e entretenimento. Os rápidos avanços na tecnologia e na IA estão a acontecer mesmo quando os clientes colocam mais ênfase no apoio individual durante os momentos críticos. Acrescentando à mistura as alterações climáticas, a escassez de mão-de-obra no setor das viagens e a volatilidade geopolítica, 2023 está a preparar-se para ser um ano muito complexo”.
Segundo o mesmo responsável, os viajantes de hoje querem mais paz de espírito para explorar verdadeiramente novos destinos, atividades e serviços da sua seguradora: “O nosso trabalho é proporcionar isso através de produtos de seguros tradicionais e serviços melhorados, fazendo com que os viajantes se sintam mais seguros e protegidos.”
Joe Mason assegura que a Allianz Partners continua a responder aos crescentes pedidos, incluindo “o tratamento de mais de 72 milhões de casos em 2022, um aumento de quase 13% ano a ano. Estamos a investir e a lançar novas plataformas digitais para tornar as experiências diárias dos clientes mais simples e rápidas. Também estamos a oferecer apoio altamente especializado e pessoal que os clientes precisam nos momentos mais difíceis, especialmente quando ocorre uma emergência médica ou de viagem”.
Três novas tendências que irão moldar os seguros de viagem em 2023 e no futuro
As plataformas digitais são uma parte vital do futuro do setor dos seguros, com o potencial de aumentar a escala, reduzir os custos e melhorar a experiência do cliente.
Tão importante quanto a tecnologia digital de ponta é a capacidade de oferecer serviços altamente pessoais e individualizados ao lidar com situações complexas e sensíveis – especialmente emergências médicas. A Allianz Partners lidou com mais de 11.000 casos de saídas médicas de países em 2022, gerindo emergências em praticamente todos os países do mundo.
Durante a cimeira, o orador principal Jeff Rosenblum destacou como as marcas mais fortes têm como objetivo “capacitar” em vez de “interromper” os seus clientes.
A sustentabilidade continua a ser uma prioridade para os consumidores – e vai para além do clima: Apesar do impacto da pandemia e dos recentes acontecimentos económicos, a sustentabilidade é uma prioridade fundamental para muitos viajantes.
A visão dos analistas de tendências globais de consumo ‘Foresight Factory’ mostra que a preocupação do público com “o que posso fazer para proteger o meio ambiente?” aumentou de 57% em 2020 para 72% em 2022. Porém, não se trata apenas da redução de emissões, os consumidores estão cada vez mais focados em outros aspetos, bem como políticas ambientais governamentais, investimentos sustentáveis e transparência organizacional.