Conhecer Castanheira de Pera, Pombal e Sertã pela literatura
A ideia é construir um livro cujas histórias têm como premissa as estátuas edificadas nos três municípios. O lançamento da obra está para breve.
Inserido no projeto turístico “5 sentidos”, vários escritores juntaram-se para criarem um roteiro literário que convida a viajar e conhecer os municípios de Castanheira de Pera, Pombal e Sertã, que se juntaram em torno de uma ideia que visa a promoção artística e a coesão territorial. Outro objectivo passa pela “promoção do património cultural por forma aumentar a atratividade da região e a sua dinamização económica, tendo em vista a diminuição de assimetrias e reforço da coesão territorial”, lê-se numa nota informativa enviada à nossa redacção.
Segundo a mesma nota, num primeiro momento, o livro insere-se na rota ‘Olhares e Contares do Lado de Lá’, integrada no projeto comum aos três municípios – o roteiro ‘5 Sentidos’, que prevê um conjunto de eventos e experiências de estímulo à perceção sensorial.
Os escritores deslocaram-se recentemente ao concelho que lhes foi atribuído, dos três envolvidos, para conviver com a realidade no terreno. Durante um dia por município observaram e aprenderam sobre a história da estatuária e espaço envolvente, que lhes permitiu depois desenvolver a obra.
Castanheira de Pera recebeu Miguel Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras e Pedro Seromenho. Pombal acolheu Afonso Cruz, Cristina Drios e Cristina Taquelim, enquanto David Machado, Renato Filipe Cardoso e Rosário Pedreira se deslocaram à Sertã. Acresce que Álvaro Laborinho Lúcio irá fazer a ponte e combinação entre os vários textos e territórios.
Após a publicação do livro será publicado um roteiro de ilustrações baseadas não só nas estátuas, mas também nas narrativas literárias que cada um dos autores escolheu contar.