ATA vai promover Algarve em várias feiras internacionais em outubro
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2023/09/Algarve-saude-e-bem-estar.jpg)
A Associação Turismo do Algarve (ATA), tem uma agenda bastante preenchida em outubro, com a participação da região em várias feiras e eventos internacionais, desde os certames generalistas até aos que têm como tónica o turismo de luxo e o golfe.
De 10 a 13 de outubro, a ATA irá participar na feira de turismo TTG Travel Experience, em Rimini, destinada ao mercado italiano que tem vindo a evoluir de forma positiva para a região. Feira exclusivamente dedicada a profissionais do setor do turismo, a ATA irá ali apresentar o Algarve enquanto destino turístico, ao trade italiano para aumentar os conhecimentos destes profissionais sobre a oferta diferenciadora da região.
A Associação Turismo do Algarve vai também participar na Routes World – Route Development Forum, em Istambul, uma feira multimercados que se realiza de 15 a 17 de outubro. Maior evento global dedicado ao desenvolvimento de rotas aéreas, o Routes World 2023 reúne companhias de aviação, aeroportos e profissionais deste setor de todo o mundo, tornando-se numa plataforma de networking privilegiada para a criação de oportunidades de investimento e de definição estratégica de novas rotas.
Em conjunto com o aeroporto de Faro, a ATA tem agendadas reuniões com mais de 20 companhias aéreas, com o objetivo de desenvolver e/ou criar novas ligações para a região, a partir de mercados como os EUA, Brasil e países nórdicos e reforçar outras já existentes com mais frequências ou através de uma extensão a year round.
De 16 a 19 de outubro, a ATA estará presente na International Golf Travel Market (IGTM), evento multimercados que terá lugar em Lisboa. Trata-se de uma das principais feiras direcionadas à comunidade internacional de viagens de golfe que junta, todos os anos, mais de mil profissionais ligados a este setor. No espaço Algarve estarão ainda presentes 30 empresas associadas, estando já pré-agendadas várias reuniões entre campos de golfe, hotelaria e operadores turísticos.
O Turismo do Algarve vai também no workshop MCE South Europe, que se realiza em Sevilha de 22 a 24 de outubro, sendo direcionado ao segmento do Turismo de Negócios. A participação neste evento faz parte da estratégia da ATA para reforçar a promoção do Algarve, como um destino atrativo e diferenciador para acolher eventos profissionais e visitas em contexto de trabalho, junto de diferentes potenciais clientes do segmento Turismo de Negócios, identificados como relevantes.
De 27 a 29 e outubro, está garantida a presença do Turismo do Algarve no workshop All About People, em Cascais, dedicado aos mercados do Reino Unido e França. O Turismo do Algarve vai participar, pela 1.ª vez, neste workshop B2B dedicado ao Turismo de Negócios, tendo como objetivo reunir com potenciais clientes deste segmento: agências, empresas e associações sediadas no Reino Unido e em França.
Por último, de 29 de outubro a 2 de novembro, a ATA irá participar no evento de luxo Loop Leisure Autumn, dirigido aos mercados de língua germânica. O evento, que reúne os principais agentes do setor dedicados ao segmento do turismo de luxo, promove, ao longo dos três dias, a realização de reuniões de negócios estratégicas e de momentos de networking eficazes entre os participantes. Recorde-se que o reforço da aposta no segmento de luxo é uma das soluções definidas para alcançar um maior desenvolvimento sustentável do turismo da região.
“Aproximando-se o final do verão, a criação de novas motivações para visitar o Algarve ganha uma importância acrescida. Tornar o Algarve um destino apelativo ao longo de todo o ano continua a ser um dos grandes objetivos do Turismo do Algarve”, afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.
De acordo com o responsável, as ações da ATA previstas para outubro, e que também incluem o apoio a press trips de vários mercados à região, “são exemplo desse esforço que temos vindo a empreender na procura permanente de novas formas e oportunidades para atrair mais visitantes à região, sobretudo nos meses fora da época alta. O golfe, o turismo de luxo, os eventos profissionais e a captação de novas ligações aéreas ao Algarve são alguns dos eixos fundamentais na persecução dessa estratégia”, conclui.