FITUR 2024: Nove pavilhões, 806 expositores, 9.000 empresas, 152 países, 150.000 profissionais
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2023/01/IMG-ambiente-FITUR-2023.jpg)
É uma das mais importantes feiras de turismo do mundo e, segundo a organização, a primeira em número de participantes, e nesta sua 44ª edição, a FITUR vai bater recordes em todos os parâmetros, com mais área ocupada, mais expositores, maior número de visitantes e de países representados.
A 44ª edição da FITUR, que se inicia na quarta-feira, dia 24, em Madrid, prolongando-se até dia 28, reflete o crescimento da indústria turística ao longo do ano passado ao apresentar números recorde em todos os seus parâmetros. Organizada pela IFEMA Madrid, a feira conta este ano com um total de 9.000 empresas participantes, 152 países (mais 20 do que o ano passado), em que se incluem 96 representações oficiais de destinos, e 806 expositores regulares (+7% do que na edição anterior) que exporão a sua oferta em 9 pavilhões, mais um do que em 2023.
Entre os países com representação oficial na FITUR está Portugal que este ano tem a maior representação de sempre na feira de turismo de Madrid, como o Turisver oportunamente noticiou.
Acresce que a organização estima atingir este ano 150.000 visitantes profissionais de quarta a sexta-feira e 100.000 participantes do público em geral durante o fim de semana.
Todos os números que se traduzirão numa importante injeção económica para Madrid , com uma estimativa de 430 milhões de euros em receitas que impactarão diretamente setores como transportes, hotelaria, restauração, comércio, lazer e cultura.
Eixo transversal de toda a oferta turística e das várias secções da feira será a Sustentabilidade, reflexo do compromisso da FITUR em ser uma ferramenta fundamental para a difusão do conhecimento e da inovação, bem como uma alavanca para promover um modelo de turismo mais sustentável, onde a responsabilidade ambiental, social e de governação corporativa estará presente nas propostas de destino e nas empresas, bem como bem como no conteúdo das dez seções e em todas as atividades que serão realizadas durante o concurso.
10 secções a promoverem a especialização e a sustentabilidade
Todas as áreas da FITUR crescem, tanto em superfície como em expositores, sendo que a par da sustentabilidade, a inovação desempenha um papel de liderança, com as empresas de turismo tecnológico, agrupadas sob a égide Travel Technology no Pavilhão 8, a crescerem 23% e a aproximarem-se da centena.
Uma das novidades da FITUR 2024 é a criação da FITUR 4all , que irá promover o desenvolvimento do turismo acessível e dar visibilidade às iniciativas de destinos e empresas desta área através dos Prémios I FITUR 4all.
A organização destaca também o empenho da FITUR Sports, que amplia o conteúdo, a duração e a participação e mostrará como o turismo desportivo é um impulsionador do turismo sustentável.
Na FITURTechy, a inteligência artificial, a economia dos dados e os desafios da indústria hoteleira serão protagonistas; A FITUR Cruzeiros mostrará o compromisso dos navios de cruzeiro com a sustentabilidade ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo nas suas comunidades.
Outras secções são a FITUR LGTB+ , segmento que engloba mais de 10% dos turistas em todo o mundo, mostrará diversidade e inclusão; a FITUR Woman, que pretende contribuir para a promoção da liderança feminina; a FITUR Know How & Export, um espaço criado para que as empresas turísticas espanholas mostrem o seu potencial, produtos e serviços e contribuam para a inovação no sector e que este ano traz como novidade o concurso ‘A IA para Prémios Turismo 2024; a Tela FITUR, que ligará a indústria cinematográfica com a indústria do turismo; A FITUR Talento, que versa sobre talento, formação e desenvolvimento profissional com foco na convivência entre pessoas e inteligência artificial; e a FITUR Língua, que aborda as oportunidades do turismo linguístico e seu trabalho na descentralização e na debelação da sazonalidade do turismo.
A estas dez seções soma-se ainda o Observatório de Sustentabilidade FITUR, FITUR Next, que este ano se assume como o contributo do turismo para a revitalização dos territórios.
Além disso, a FITUR continuará a avançar na área da digitalização, oferecendo todos os programas de apresentação das seções via streaming e disponibilizando aos seus participantes profissionais a plataforma digital FITUR Live Connect .
Por último, e tal como o ano passado, a IFEMA Madrid mede mais uma vez a pegada de carbono da FITUR nos âmbitos 1 e 2 como sinal do seu compromisso com a sustentabilidade e do seu compromisso em promover eventos com baixo impacto ambiental.