Turismo já contribui mais para a economia do país do que antes da pandemia
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Dados da Conta Satélite do Turismo publicada esta quarta feira pelo Instituto Nacional de Estatística demonstram que em 2022 a atividade turística contribuiu mais para a economia nacional do que em 2019. Os dados apontam para um contributo de 12,2% para o PIB nacional.
O Valor Acrescentado Bruto Gerado pelo Turismo (VABGT) ultrapassou, em 2022, os níveis de 2019, passando a representar 8,9% do VAB nacional. O consumo turístico também superou a pré-pandemia, tendo representado, 15,8% do PIB (peso de 12,2% do PIB no sistema integrado).
Em 2022, o VAB (direto) gerado pelo turismo (VABGT) aumentou 72,7% em termos homólogos, atingindo 8,9% do VAB nacional, tendo representado 8,9% do VAB nacional (5,7% em 2021) o que significa 18.308 milhões de euros. Foram, assim, superados os níveis de 2019 (ano em que representava 8,1% do VAB da economia), o peso relativo máximo do período pré-pandemia (desde o ano 2000, ano mais recuado para o qual se dispõe de informação da CST), sublinha o INE.
Já o Consumo de Turismo no Território Económico (CTTE), que “aumentou também de forma substancial”, cifrou-se em 37.836 milhões de euros, equivalente a 15,8% do PIB (9,8% em 2021), igualmente acima dos níveis de 2019, quando equivalia a 15,3% do PIB (32.906 milhões de euros).
Em ambos os casos, conclui o INE, os valores alcançados em 2022, evidenciam “uma dinâmica de recuperação mais acentuada do que a observada para o total da economia nacional em 2022”.
O INE assinala, ainda que “aplicando o Sistema Integrado de Matrizes Simétricas Input-Output aos principais resultados da Conta Satélite do Turismo, estima-se que a atividade turística tenha gerado um contributo direto e indireto de 29,2 mil milhões de euros para o PIB em 2022, o que corresponde a 12,2% (7,8% em 2021 e 6,6% em 2020)” e de “24,9 mil milhões de euros para o VAB [valor bruto da produção deduzido do custo das matérias-primas e de outros consumos no processo produtivo] da economia nacional (12,0%)”.
No ano de 2022, assinala ainda o INE, “o PIB do turismo registou um crescimento nominal de 75,2% face a 2021 e de 15,0% em relação ao período pré-pandemia (2019)”, estimando-se que o consumo turístico tenha tido um contributo total de 12,2% para o PIB.
De acordo com os dados divulgados esta quarta feira, os produtos que mais contribuíram para o PIB turístico, como os serviços de alojamento, a restauração e similares, os transportes (especialmente os transportes aéreos) e os serviços de aluguer, que foram os que mais sofreram os impactos económicos da pandemia COVID-19, apresentaram aumentos entre 146,5% (transportes aéreos) e 82,3% (serviços de alojamento), face a 2021.