Zoëtry Agua Punta Cana a “joia da coroa” dos hotéis visitados na fam trip da Ávoris
Foram 12 os hotéis que o grupo de agentes de viagens e jornalistas visitou durante a fam trip à República Dominicana a convite dos operadores Jolidey e Travelplan e entre a dúzia que ficámos a conhecer foi unânime no grupo que havia um que se diferenciava de todos os outros: o Zoëtry Agua Punta Cana.
Ao lerem o título que antecede este texto poderão perguntar porque escolhi, entre tantos hotéis, o Zoëtry Agua Punta Cana, da AMR Collection, logo um dos mais caros da vasta oferta que a Jolidey e a Travelplan propõem nos seus programas?
E se estão tentados a pensar que foi pelo preço digo já que não, não foi pelo preço, os “novos ricos” é que escolhem o vinho pelo preço, tentando assim convencer os presentes de que são grandes conhecedores e apreciadores do chamado néctar dos deuses. Com os hotéis passa-se o mesmo: quem está habituado a viajar e a fazer deles a sua “casa” durante dias a fio, não os escolhe pelo preço mas pelo que oferecem como um todo e neste caso posso afirmar que entre os 12 hotéis que conheci, o Zoëtry é o “meu” hotel.
Senti isso assim que entrei na receção e o ar se tornou menos denso, um aroma floral passou a ser respirado e desejado, transmitindo a quem chega uma tranquilidade que se foi intensificando na visita a todo o resort. A habitual toalha fria que é dada a todos os hóspedes que chegam a um hotel na República Dominicana, neste caso quase se tornou desnecessária.
Transposta a receção de imediato percebemos que este era o hotel com mais área verde e, por ventura, um dos mais pequenos e mais requintados que iríamos visitar. Também acredito que nenhum de nós caiu no extremo de pensar que este era um hotel “radical”, composto por “palhotas” e muito zen, do tipo “um amor e uma cabana”. Lá por nos terem informado que não proibiam crianças e que estas pagam o preço de um adulto, sem que tenham qualquer benefício – leia-se animação específica -, não quer dizer que o Zoëtry Agua seja tão simples em termos de serviços, aliás, bem pelo contrário.
Se o exterior encanta, pela sua envolvente verdejante que permite um contacto muito especial com a natureza, os espaços interiores, desde as áreas públicas aos alojamentos, em nada desmerece.
Porque é um hotel que convida à calma e ao descanso, comece-se pelo aconchegante Spa. Quando o visitámos e nos disseram que aquele era um lugar para relaxar e tratar do físico e da mente, houve quem perguntasse se os clientes precisavam mesmo deste lugar para relaxar? Entendi bem o sentido da pergunta porque eu próprio estava invadido pelas mesmas sensações de relaxamento desde que tínhamos iniciado a visita – porque este é um hotel onde apetece ficar. E, se é verdade que para relaxar no Zoëtry não seria necessário ir ao Spa, a sua existência justifica-se plenamente e é mais uma área onde nos podemos quase esquecer de tudo. Paredes meias com o centro de fitness, onde não faltam os habituais aparelhos, no Spa os hóspedes podem utilizar a piscina coberta, as saunas e cuidar do corpo com massagens e tratamentos vários.
Um chá ao ar livre
Voltemos ao exterior e caminhemos em direção à praia, porque afinal, na República Dominicana pode fazer-se de tudo um pouco mas a praia acaba sempre por ser o ingrediente principal das férias. É nesse caminho que percorremos com gosto que se depara com uma área muito especial entre as frondosas árvores, um espaço inusitado e pouco visto num hotel: umas quantas mesinhas e cadeiras de ferro e prateleiras de madeira penduradas por cordas a troncos de árvores. É nelas que são colocados os bolos, sanduíches e chá, que todos os dias, à hora certa, é servido aos hóspedes.
“Me desculpa” como dizem os brasileiros, mas não vou falar, por falta de espaço, dos alojamentos mais “top” do Zoëtry, também eles para clientes “top” que escolhem a variante “ Endless Privileges” ou “Privilégios sem fim” onde tudo está incluído, mesmo os serviços mais personalizados como fazer as refeições em privado, nas suites, à disposição 24 horas por dia, e outros que o Tudo Incluído normal não abrange.
Vou apenas fazer referência às suites júnior, que são a acomodação mais comum do hotel. Poderia apenas dizer que têm tudo, que ali não falta nada e que não há nada de negativo a apontar e até podia parecer que estava tudo dito.
Mas não posso deixar de fazer notar a dimensão dos quartos, que é excelente, com uma cama king size ou duas de corpo e meio, da casa de banho que está separada do quarto por uma estrutura que parece um biombo, onde existe um armário de roupas e uma banheira “gigante” com duche separado, além de uma zona sanitária também separada. Acresce, como uma verdadeira cereja no topo do bolo, o balcão privado com vista para a natureza luxuriante de que todos beneficiam, com exceção dos alojamentos de topo que são virados para a praia.
Num quarto onde não falta nada, e que oferece aos clientes um serviço de atendimento 24 horas, são ainda oferecidos aos hóspedes alguns “miminhos” como uma garrafa de rum, uma garrafa de vinho e fruta, um bar bem recheado e amenities da reputada marca Bvlgari – um pequeno luxo a que as senhoras não ficam indiferentes. Como também não ficam indiferentes à decoração cuidada e com um toque de rusticidade que lhe é dado pela predominância das madeiras e pelo toque especial que lhe é emprestado por uma série de motivos mais étnicos. Afinal tudo se conjuga com o exterior das próprias acomodações, que parecem “palhotas” devido à sua forma de “quiosque” e aos seus telhados de palha – de cana, disseram-nos – que buscaram inspiração na cultura indígena.
Nem numas férias de primeira é preciso tratarmos apenas da mente, também é necessário alimentarmos o corpo
Nem numas férias de primeira é preciso tratarmos apenas da mente, também é necessário alimentarmos o corpo, e é com essa finalidade que o Zoëtry dá a escolher aos clientes entre quatro restaurantes com cozinha gourmet e iguarias confecionadas ao momento, onde o hóspede pode mesmo personalizar o seu prato. O café não deve ser tomado no restaurante, já que para isso existe um espaço próprio, pequeno mas com uma decoração interessante e, mais uma vez, um ambiente relaxante – o Coco Café, que também serve pastelaria fina.
A umas excelentes férias pode brindar sempre que quiser pois as bebidas, tanto as nacionais como as importadas, são ilimitadas e para fazer o “tal” brinde pode escolher-se entre os três bares do hotel, entre os quais se contam o bar da piscina e outro com vista para o mar. Se tiver a tentação de fazer muitos brindes, opte por fazer alguns com sumos naturais, feitos de fruta cortada ao momento.
Muito haveria ainda para dizer deste Zoëtry Agua Punta Cana que classifiquei como o “meu” hotel na Dominicana mas o artigo já vai longo e vou ter de ficar por aqui. Sei bem que nem todos os viajantes portugueses podem almejar a serem hóspedes do Zoëtry mas sei também que muitos dos agentes de viagens estarão a pensar agora que seria bom que isso pudesse acontecer porque a folha de reclamações ficaria por certo em branco, o cliente satisfeito e a missão cumprida com êxito.
*O Turisver viajou para a República Dominicana a convite dos operadores do Grupo Ávoris, Jolidey e Travelplan
FICHA TÉCNICA
- Hotel: Zoëtry Agua Punta Cana
- Localização: Praia de Uvero Alto
- Regime: Tudo Incluído
- Alojamento: 96 suítes exclusivas que variam em tamanho, de suítes júnior de um quarto a opulentos refúgios de quatro quartos, com decoração rústica mas requintada
Comodidades:
- Varanda ou terraço privativo
- Uma cama king ou duas camas queen size com lençóis de 300 fios e levemente perfumados travesseiros
- TV de tela plana a cabo
- Acesso à Internet sem fios
- Casa de banho completa com banheira de imersão e/ou chuveiro separado
- Amenidades pessoais premium Bvlgari
- Roupões de banho e chinelos
- Ar condicionado com controle individual
- Secador de cabelo
- Cofre eletrónico
- Tomadas elétricas europeias e americanas
- Tablet na suíte
Restaurantes
Escolha entre quatro restaurantes gourmet à la carte, um café ou refeições na suíte 24 horas (pago). Seleções de alimentos orgânicos em todos os menus; chás diários preparados a partir de infusões de plantas vivas.
- Amaya – Inspiração europeia; cozinha de fusão de todo o mundo
- Indigo — Internacional leve e café da manhã
- Olena — Italiano
- Piragua — Cozinha caribenha
- Coco Café — Bebidas de café de marca premium
Bares
- Indigo – Vista para o mar e bebidas tropicais
- Caicu – Cocktails caribenhos
- Canoa Lobby Bar – Bebidas de marcas premium
Atividades e entretenimento
- Duas piscinas com trilhas sinuosas e lagoas tranquilas
- Snorkeling
- Caiaque
- Degustação de vinhos
- Aulas de ginástica, culinária, espanhol, cocktails, pintura e dança, etc.
- Música ao vivo
- Passeios a cavalo pela praia
- Golfe – 4 campos de golfe nas proximidades (pago)
- Ioga e meditação
- Agua spinning
- Bilhar
- Póquer na piscina
- Vólei de praia
- Fogueiras na praia
Spa e Fitness center
• Piscina coberta com circuito de hidroterapia • Quatro salas de tratamento individuais e três para casais com piscina privativa • Sauna finlandesa e a vapor • Chuveiro de sensações •Tratamentos corporais indígenas personalizados • Massagem ao ar livre ou no interior, individual e para casais • Salão de beleza
PRIVILÉGIOS SEM FIM®– Este é o serviço “top” para clientes “top” e os privilégios são muitos, a juntar aos que são disponibilizados a todos os hóspedes.
• Garrafa de vinho espumante e frutas frescas diariamente • Destilados internacionais e nacionais ilimitados • Refeições privativas 24 horas na suíte • Chamadas gratuitas e ilimitadas para todo o mundo • Serviço de lavandaria 24 horas de cortesia • Refeições privadas na suite, 24 horas por dia • Provas de vinhos • Frigobar renovado duas vezes ao dia com bebidas destiladas, lanches e vinho • Limpeza do quarto três vezes por dia e abertura de cama • Serviço de concierge 24 horas
•Sem horário de check-in ou check-out (sujeito à disponibilidade) • Passeio a cavalo de cortesia, menu de travesseiros incluindo aromaterapia e aromas de linho, bolsa de praia artesanal local