XXV Governo Constitucional: Castro Almeida substitui Pedro Reis no Ministério da Economia que acumula com a Coesão Territorial
Conhecida esta quarta-feira, a composição do XXV Governo Constitucional traz consigo a novidade de juntar a Economia à Coesão Territorial, o que acontece pela primeira vez. Manuel Castro Almeida, até agora ministro da Coesão Territorial, passa a liderar o Ministério da Economia e da Coesão Territorial.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou esta quarta-feira à tarde, a lista de ministros que vão integrar o XXV Governo Constitucional proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro.
Uma das novidades que traz a composição do novo Governo é a fusão entre os Ministérios da Economia e da Coesão Territorial, com o novo Ministério a ser tutelado por Manuel Castro Almeida, que foi ministro Adjunto e da Coesão Territorial do XXIV Governo Constitucional, e que agora acumula com a Economia, Ministério que era até agora liderado por Pedro Reis, que sai do Governo.
Licenciado em Direito, Castro Almeida foi Deputado, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e secretário de Estado do Desenvolvimento Regional com responsabilidade pelos Fundos Europeus entre 2013 e 2015.
Resta, agora, saber qual vai ser o lugar da Secretaria de Estado do Turismo na nova orgânica, sendo certo que passa a estar na dependência de um Ministério alargado e não exclusivamente da pasta da Economia.
A tomada de posse dos novos ministros está marcada para esta quinta-feira, 5 de junho, às 18h00, no Palácio da Ajuda. Os secretários de Estado, cujos nomes ainda não são conhecidos, serão empossados na sexta-feira, às 12h00, no mesmo local.


