XXI Congresso da ADHP vai debater “Inovação e Inclusão na Hotelaria”

Sustentabilidade, cibersegurança e o futuro da direção hoteleira, são alguns dos temas que vão ser debatidos durante as sessões de trabalho do XXI Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, que vai ter lugar no INATEL Caparica, nos próximos dias 20 2 21 de março.
Subordinado ao tema “Inovação e Inclusão na Hotelaria”, o congresso propõe uma reflexão sobre os principais desafios e oportunidades que marcam o dia-a-dia dos hotéis e dos seus profissionais. Ao longo dos dois dias, diretores de hotéis, especialistas e outros players da indústria vão debater temas como a inclusão, a integração da inteligência artificial na operação hoteleira, a liderança num setor em mudança, a importância da qualificação e da formação contínua para os profissionais da área, o impacto da política municipal no desenvolvimento de um destino turístico, entre outros temas.
“O XXI Congresso da ADHP será um momento de reflexão e partilha de conhecimento para todos os diretores de hotel e para o setor do turismo em geral. Vamos discutir o presente, antecipar tendências e pensar, em conjunto, no futuro da nossa profissão e da indústria hoteleira”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.
Marcada para as 14h30 do dia 20 de março, a sessão de abertura contará com intervenções de Fernando Garrido, presidente da ADHP, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. Será também transmitida uma mensagem de boas-vindas de José Manuel da Costa Soares, presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL.
Às 16h00, o primeiro painel, subordinado ao tema “Hotelaria Inclusiva: Desafios e Oportunidades”, terá a participação de Ana Sofia Antunes, Deputada na Assembleia da República e anterior secretária de Estado da Inclusão, e Teresa Cópio, diretora de Recursos Humanos do hotel Dom Pedro Lisboa.
Meia hora depois, Ângela Correia, gestora de Projeto na Associação Business Roundtable Portugal, abordará o tema “Reskilling no turismo: Um caminho para o crescimento das Pessoas e das Empresas”, e às 17h00, Sérgio Ferreira, Partner da EY, abordará o tema “É o Futuro – da Hotelaria – Autónomo?”, em que a IA e as experiencias digitais serão o mote.
O primeiro dia termina com o tradicional jantar e cerimónia de entrega dos Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que reconhecem e distinguem os melhores profissionais da indústria e o melhor parceiro de negócios.
O dia, 21 de março, começa pelas 10:00 com o painel “O Diretor do Amanhã: Visão e Inovação”. Moderado por Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, a mesa-redonda irá juntar representantes de quatro associações europeias de diretores de hotel, que constituem o European Bond of Hospitality Leaders: Patrícia Correia da ADHP, Morey Pérez Intriago da AEDH (Espanha), Luigi Sciarra da ADA (Itália) e Jürgen Gangl da HDV (Alemanha).
Às 11h45 tem início o painel “Estratégias de vendas para o sucesso hoteleiro”, com presença de Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Rui Ribeiro, Market Team Manager da Booking.com, e Duarte Rodrigues, representante das Aldeias Históricas.
A iniciar a tarde, o painel “Governança municipal e desenvolvimento turístico”, fica a cargo de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que fará uma reflexão sobre o papel dos municípios na dinamização dos destinos.
Marcado para as 15h30, o último painel abordará o tema “Cibersegurança: proteção digital na hotelaria”. Carlos Soares, consultor especializado em privacidade e cibersegurança, assume a moderação de uma conversa que reunirá Pedro Machado, diretor sénior e encarregado de proteção de dados, João Gabriel, CEO da Mission is Critical, João Almeida, senior manager de arquitetura de segurança, e Isabel Batista, conselheira de ciber-telecom na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas.
O congresso termina às 17:00, após a entrega de diplomas do CEDH – Curso de Especialização em Direção Hoteleira, e a sessão de encerramento.