XII Jornadas de Enoturismo arrancam com casa cheia em Aveiro
Arrancaram esta quarta-feira, 20 de novembro, com casa cheia, as XII Jornadas de Enoturismo, que durante dois dias decorrem no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Um encontro que promove a reflexão e o debate sobre o enoturismo na região Centro de Portugal.
Organizadas pelas regiões vitivinícolas do Centro de Portugal – Bairrada, Dão, Beira Interior, Lisboa e Tejo, com o apoio da Turismo Centro de Portugal (TCP), da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as XII Jornadas de Enoturismo contaram na sessão de abertura, com as intervenções de José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola (CV) da Bairrada, Jorge Brandão, vogal do Programa Regional Centro 2023, Rogério Carlos, vice-presidente do Município de Aveiro e, em mensagens por vídeo, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.
“Enoturismo: Percurso e Perspetivas” foi o tema do primeiro painel do dia, moderado por Carlos Martins, consultor em economia criativa e turismo, que teve como intervenientes Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau, da TCP, e José Pedro Soares, da CV da Bairrada.
Desafios, fraquezas, oportunidades…
Para lançar a discussão, Adriana Rodrigues, diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP, desafiou toda a assistência a participar numa análise interativa em tempo real sobre a realidade do enoturismo na região. O exercício avaliou as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deste produto turístico, bem como a perceção sobre o vinho e o enoturismo de cada uma das cinco comissões vitivinícolas e a imagem geral do enoturismo regional.
Na questão “Qual o maior desafio ao desenvolvimento do enoturismo no Centro de Portugal”, os participantes destacaram a “articulação entre os diversos atores” e a “mudança das preferências do consumidor”. Já quanto aos pontos fortes do enoturismo na região, os mais referidos foram “diversidade”, “autenticidade”, “paisagem”, “qualidade” e “gastronomia”, sendo os pontos fracos a “comunicação”, a “promoção” e o “investimento”.
“Concorrência” e “alterações climáticas” foram as principais ameaças identificadas pela assistência, enquanto “inteligência artificial”, “diversidade” e “localização” foram as oportunidades mais referidas. A terminar, a questão “que imagem tem o enoturismo na região” recebeu como respostas preferenciais a “diversidade” e o “potencial”.
Na sua intervenção, Sílvia Ribau, Diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, realçou a evolução das Jornadas desde 2011 e refletiu ainda sobre a importância de “aliar o que é improvável” para atrair mais visitantes à oferta de enoturismo.
O segundo painel do dia, dedicado ao tema “A Arte do Storytelling”, teve a participação de Nuno Madeira, gestor do produto Enoturismo do Turismo de Portugal, Elaine de Oliveira, sommelier e jornalista, e Cláudia Camacho, perfumista.
Esta quinta-feira haverá ainda tempo para mais três painéis: “A Criação de uma Experiência Memorável”, “Da Mesa à Descoberta – O Papel dos Sommeliers” e “Os Desafios do Setor: Autêntico, Inteligente e Sustentável”. O programa inclui ainda workshops e visitas a quintas e adegas da Bairrada, proporcionando aos participantes uma imersão nas experiências enoturísticas da região.