World Golf Awards: Portugal é o ‘melhor destino’ do mundo e Madeira o ‘melhor destino emergente’
Portugal foi eleito o “Melhor Destino de Golfe do Mundo” nos World Golf Awards, onde revalidou também o título de “Melhor Destino de Golfe da Europa”. Na cerimónia, realizada na noite de sexta-feira, 22 de novembro, no Funchal, a Madeira foi eleita “Melhor Destino de Golfe Emergente do Mundo”.
Na 11ª edição dos World Golf Awards, Portugal foi eleito “Melhor Destino de Golfe do mundo” e, pela 3ª vez consecutiva, foi premiado como “Melhor Destino de Golfe da Europa” “consolidando a excelência do turismo de golfe a nível internacional”, sublinha o Turismo de Portugal.
O mesmo organismo destaca que “o sucesso de Portugal como destino de golfe pode ser atribuído à experiência turística integrada, boas acessibilidades aéreas e terrestres, um excecional acolhimento, infraestruturas desportivas e hoteleiras de alta qualidade que atendem a diferentes perfis de praticantes (sejam profissionais ou amadores), e uma ctual relação qualidade/preço”.
O Turismo de Portugal recorda, ainda, que o país dispõe ctualmente de “92 campos de golfe distribuídos pelas sete regiões de turismo, com particular foco nas regiões do Algarve, Lisboa e Porto e Norte”.
Segundo o Turismo de Portugal, o golfe, através da sua forte ligação ao turismo, “contribui para o aumento das receitas turísticas e para a expansão da atividade turística ao longo do ano e em todo o território”. Uma actividade que, sublinha, está comprometida com o ambiente e a sustentabilidade e “está a adotar práticas responsáveis”, estando em curso “estratégias para aumentar a eficiência hídrica, melhorar a gestão de resíduos e energia, e reduzir o uso de plástico nos campos de golfe”.
Madeira e campos de golfe da região também foram premiados
A cerimónia de entrega dos World Golf Awards, realizada no Savoy Palace, no Funchal, consagrou também a Madeira como “Melhor Destino de Golfe Emergente do Mundo” e premiou campos de golfe da região.
O campo de golfe do Santo da Serra foi nomeado o “Melhor Buraco Par 3 do Mundo”, além de ter sido reconhecido com o título de “Melhor Sistema de Captação de Água Sustentável do Mundo”. Já o Palheiro Golf recebeu o prémio de “Melhor Clubhouse Panorâmico do Mundo”.
Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, salienta que o prémio atribuído à Região é uma honra e uma recompensa pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da modalidade. “Hoje em dia temos três campos de golfe verdadeiramente excecionais na Região, desenhados por alguns dos nomes mais sonantes na área, perfeitamente integrados na nossa paisagem que é única, e estamos já a construir o quarto campo, desta vez na ponta oeste da Madeira”, recorda.
“Este prémio que volta a ser atribuído hoje à Região, é o consolidar da aposta que tem sido feita nesta modalidade e é também uma responsabilidade acrescida para continuar a posicionar a Madeira como um destino de golfe único no mundo”, diz ainda Eduardo Jesus, sublinhando que o facto de a cerimónia de entrega dos prémios ter decorrido no Funchal foi uma oportunidade ímpar para mostrar à elite mundial da modalidade a ilha e as particularidades existentes na prática de golfe na Região.
Recorde-se que os World Golf Awards são votados pelos profissionais da indústria do golfe, oriundos de mais de 100 países, e integram os World Travel Awards, os ‘óscares’ do setor do turismo.