Workshop de Turismo Religioso: ERT do Centro defende aeroporto em Santarém
Na sessão de abertura da 11.ª edição do IWRT – Workshop Internacional de Turismo Religioso, em Fátima, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, defendeu hoje que um aeroporto na região Centro é o que melhor defende os interesses do país.
Considerando que a decisão do níveo aeroporto “é fundamental” para o turismo, Anabela Freitas defendeu que esta infraestrutura “deveria ser construída na região Centro, em Santarém, não só para alavancar aquilo que é a economia, e em particular o turismo, mas sobretudo para promover a coesão territorial”.
A vice-presidente da Turismo do Centro realçou também o contributo do turismo religioso para os resultados positivos da atividade turística na região. “Em 2023, a procura turística da região Centro de Portugal cresceu acima da média nacional, registando um aumento nas dormidas de 11,9%. Foram 8 milhões de dormidas, dos quais 1,5 milhões na sub-região do Médio Tejo, onde nos encontramos hoje. Este crescimento não se pode dissociar daquilo que é o efeito Fátima e a influência que tem nos números da região”, afirmou.
Anabela Freitas destacou a ligação do turismo religioso a outros produtos turísticos, desde a História, à cultura, ao património, à natureza ou à gastronomia e aos vinhos.
Na mesma sessão, Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, referiu-se também ao aeroporto. “Fátima integra uma rede de Cidades Santuário, quase todas elas servidas por aeroportos de proximidade, à exceção desta”, disse, afirmando depois que “não se deve construir uma nova estrutura aeroportuária onde já existe uma carga elevada de pessoas e de infraestruturas, como acontece em Lisboa, mas sim num local que contribua para o reforço da coesão territorial, como é o caso de Santarém”.
Antes, Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém Fátima, entidade que organiza o evento, tinha já defendido a solução de Santarém para o novo aeroporto. Recordando que “Fátima recebeu 6,3 milhões de peregrinos em 2023”, a dirigente destacou que “o futuro aeroporto em Santarém seria uma verdadeira solução para a coesão do país e contribuiria em muito para afirmar Fátima no mundo”.