Web Summit 2023 “sem impacto considerável” na ocupação e preços da hotelaria
A conclusão é do inquérito sobre o impacto do Web Summit na hotelaria da capital e na Área Metropolitana de Lisboa, realizado pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da Associação da Hotelaria de Portugal, apresentado esta terça-feira.
Realizado entre 20 de novembro e 10 de Dezembro junto de 259 hotéis de Lisboa e da Área Metropolitana, o inquérito revela que este ano houve menos hotéis com taxas superiores a 91% e mais unidades com ocupações inferiores a 50% durante o evento, em comparação com os números do ano passado, sendo de salientar que em 2022 não tinha havido unidades com ocupações inferiores a 50% durante a realização do Web Summit.
Precisando os resultados, o ano passado 82% dos inquiridos na cidade de Lisboa e 77% na Área Metropolitana de Lisboa, tinham registado ocupações entre os 91% e os 100%, enquanto em 2023 os números caíram para 57% e 52%, respetivamente.
Ainda assim, a maioria dos inquiridos da cidade de Lisboa e da AML (78%e 71%, respetivamente) apontou para uma ocupação média superior a 81%.
Quanto ao preço médio, na cidade de Lisboa foi registado um crescimento de 13% face ao ano passado, no período em análise, de 210€ para 237€. Já na AML, o aumento foi de 15%, de 193€ para 221€. No entanto, se comparados com 2019, os preços deste ano registaram um acréscimo de 53% e 56%, respetivamente.
Face a estes resultados, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, sublinhou que “quer na taxa de ocupação quer no ADR, a Web Summit 2023 não teve nenhum impacto considerável”, ou seja, “esteve em linha com o crescimento verificado de janeiro a setembro de 2023 em todo o país”.
Na estada média não houve surpresas, mantiveram-se as duas noites, quer na cidade quer na AML, como também não houve ao nível dos canais de reservas utilizados, com a Booking a continuar na liderança.
Ao nível dos principais mercados emissores, os EUA mantiveram-se como principal mercado do Top 3, com 59% dos inquiridos a apontar que os três principais mercados foram EUA, Portugal e Reino Unido. A grande surpresa residiu aqui no mercado nacional que ascendeu ao segundo lugar, destronando o Reino Unido, que caiu para terceiro. Outra surpresa foi o mercado francês que registou uma “quebra muito significativa”.
Sobre o possível impacto das declarações de Paddy Cosgrave, ex-CEO da Web Summit, sobre Israel, 77% dos inquiridos responderam não terem sentido impacto nas reservas, com apenas 22% a considerarem que houve impacto negativo.