“Voz” do turismo mundial fez-se ouvir pela 1ª vez na Assembleia Geral da ONU
Esta foi a primeira vez que um secretário-geral da Organização Mundial do Turismo foi convidado a falar na Assembleia Geral da ONU, que se reuniu para uma sessão que abordou, em exclusivo, a atividade económica do turismo e o seu papel fundamental na recuperação inclusiva e no crescimento.
Subordinado ao tema “Colocar o turismo sustentável e resistente no centro da recuperação inclusiva”, o debate de alto nível foi convocado pelo presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas em colaboração com a OMT e, pela primeira vez na história, representantes dos governos uniram-se a entidades públicas e privadas do setor do turismo para reconhecerem a capacidade única que o turismo tem para inspirar uma alteração positiva nas sociedades.
À Assembleia Geral da ONU que pela primeira vez se debruçou sobre o turismo, o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili foi afirmar que “agora é a hora de construir sociedades resilientes e pacíficas. O turismo pode ajudar a consegui-lo! O turismo é um provedor líder de oportunidades, construindo pontes e um futuro melhor para as pessoas ao redor do mundo”.
O presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, também destacou a importância do turismo, especialmente para pequenas ilhas e Estados em desenvolvimento: “no início do longo caminho de recuperação do COVID-19, temos uma oportunidade única não apenas relançar o turismo, do qual dependem o emprego e o sustento de muitas pessoas, mas também transformá-lo, torná-lo mais resiliente, sustentável e responsável”.
O debate de alto nível incluiu a realização de três mesas redondas que abordaram o turismo para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Outra discussão focou-se em alternativas para acelerar uma transformação ambientalmente amigável do turismo, enquanto a última reunião analisou a reativação dos investimentos em turismo.
Na véspera do debate, o secretário-geral da OMT, Pololikashvili, reuniu-se com o presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, para discutir o papel do turismo no contexto das Nações Unidas.
Abdulla Shahid aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho da OMT na liderança do turismo, primeiro, na maior crise de sua história, e agora, na retoma e recuperação do setor. O encontro serviu igualmente para lançar as bases para uma possível inclusão do tema turismo nos debates anuais ou sessões temáticas da Assembleia Geral da ONU.