Voos na Páscoa: Portugal foi o 3º país menos pontual da U.E.
Portugal foi o terceiro país menos pontual da União Europeia nos voos realizados na Páscoa, segundo uma análise da AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos. Dos mais de 500 mil passageiros que partiram de um dos aeroportos portugueses, apenas 66% saíram no horário indicado.
Pelo menos 170 mil passageiros sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento ou atraso) durante o mesmo período, conforme indica a mesma análise.
Assim, do número total de passageiros que viajaram nos quase quatro mil voos operados a partir de Portugal nesta Páscoa, 32% sofreram atrasos superiores a 15 minutos, 1% sofreu um atraso superior a duas horas e apenas 15 voos registaram um atraso superior a três horas. A estes números deverão adicionar-se, ainda, 48 voos cancelados que impactaram mais de 5.000 passageiros. São, assim, 4.000 os passageiros que têm direito a compensação por terem sofrido algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento, atraso ou recusa de embarque).
Apesar das previsões e da tendência ascendente na sequência do abrandamento relacionado com a pandemia no sector do turismo, os dados da AirHelp indicam que os números globais de passageiros, bem como os dados de pontualidade, estão muito abaixo dos números do ano passado. Em 2022 voaram de Portugal mais de 600 mil pessoas e 25% destas sofreu algum tipo de perturbação no seu voo. Comparando os dois anos, em 2023 registaram-se menos passageiros aéreos, mas mais perturbações nos seus voos.
Na UE, na semana de celebração da Páscoa, mais de 70 mil aviões partiram dos aeroportos europeus e mais de nove milhões de pessoas apanharam um voo. Destes, 75% (cerca de sete milhões de passageiros) voaram sem sofrer qualquer perturbação no seu voo. Quanto aos restantes passageiros: 100 mil sofreu um atraso no seu voo de duas horas; 45 mil pessoas viram o seu voo atrasar por três horas, e; 95 mil passageiros tiveram os seus voos cancelados. Assim, mais de 160 mil passageiros na União Europa têm direito a uma indemnização por interrupções dos seus voos.
Já em relação aos aeroportos portugueses, o maior contributo negativo é do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. No entanto, apenas o Aeroporto de Ponta Delgada apresenta taxas de pontualidade superiores (77%) à média europeia (75%).