Vítor Silva distinguido no Congresso da APECATE

Vítor Silva, que até ao início da semana passada presidiu à Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, cargo que desempenhou desde a criação daquela entidade, em 2004, foi distinguido pela APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, no seu 13º Congresso que decorreu na Ilha Terceira.
A distinção foi entregue pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que sublinhou duas particularidades de Vítor Silva: “o humor e a enorme capacidade de, através do seu abraço, acolher aqueles que chegavam [ao turismo regional]”, num momento em que havia “uma maior competitividade inter pares” por via da existência de 19 regiões de turismo.
O secretário de Estado do Turismo fez também questão de destacar o trabalho realizado pelo homenageado na construção de uma marca para o Alentejo “sendo certo que a marca Alentejo reforça a marca Portugal”. Foi ainda mais longe ao sublinhar que “há mesmo um turismo antes e depois do Vítor Silva” e que este ex-dirigente do turismo regional “vai deixar uma marca presente em todos”.
Vítor Silva, que se confessou surpreendido pela distinção que lhe foi concedida pela APECATE, afirmou que se sentia honrado por ela: “É uma honra para mim porque
a APECATE é uma associação que eu muito prezo, e a honra ainda é maior, porque foi o Pedro [Machado], uma pessoa com quem eu nutro, desde há muito tempo, uma grande amizade, que é mútua, que a entregou”.
Aproveitou para recordar que a sua chegada ao turismo, em 2003, aconteceu por via de uma Região de Turismo, concretamente a da Planície Dourada, de que foi presidente numa altura em que existiam ainda 19 regiões de turismo. Depois, no início de 2004, é fundada a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e desde então sempre assumiu a sua presidência.
O Turisver viajou para a Ilha Terceira a convite da APECATE