Vista Alegre celebra património industrial e cultural
O Museu Vista Alegre e o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel vão assinalar, com várias iniciativas, o património industrial e cultural de um complexo com quase 200 anos, associando-se ao programa “À descoberta do Turismo Industrial”.
Integrando o programa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Vista Alegre junta-se ao programa “À descoberta do Turismo Industrial”, com iniciativas como “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”, “Indústria Viva” e um programa de visitas guiadas alertando para a necessidade de preservação e valorização do património.
Já o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel associa-se igualmente a esta iniciativa através de um programa especial de alojamento que convida a momentos únicos de lazer, spa e bem-estar com vista para a ria, seja a dois, em família ou com amigos. “Do património industrial e cultural à gastronomia regional, o hotel permite desfrutar da beleza natural das paisagens e a relaxar no conforto do quarto, suíte ou apartamento, disponíveis em três zonas distintas de alojamento, cada uma delas com características e atmosfera próprias, proporcionando opções diferentes para uma estadia perfeita”, faz notar uma informação divulgada pela Vista Alegre.
As iniciativas agendadas para celebrar o Turismo Industrial, foram delineadas para que toda a família possa participar no programa, que se desenrola entre os dias 9 e 25 de abril.
As comemorações têm início no dia 9 de abril às 10h00, com a oficina “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”. Destinada a iniciados, visa dar a conhecer alguns dos princípios do desenvolvimento de uma decoração em porcelana, com os participantes a serem convidados a decorar uma peça que depois levarão consigo. As inscrições devem ser efetuadas com até três dias de antecedência e o custo é de 29€.
A iniciativa “Indústria Viva” estende-se ainda às salas de exposições do Museu Vista Alegre, onde, nos dias 9 e 10 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, decorrem demonstrações de ofícios de escultura, com a presença de um oleiro da Vista Alegre, que a trabalhar ao vivo. Já nos dias 23 e 24 e abril, as demonstrações de ofícios regressam, desta vez com pintura a pincel. A sessão está disponível mediante aquisição de ingresso no local.
Entre 12 e 14 de abril, às 16h00, estão programadas visitas guiadas ao Bairro Operário, e no dia 18, data em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Vista Alegre promove visitas guiadas e livres à Capela de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Capela da Vista Alegre, classificada como Monumento. O Museu junta-se, assim, ao “ICOMOS -International Council of Monuments and Sites” e celebra o património cultural, sensibilizando para a importância da preservação, valorização e vulnerabilidade do mesmo.