Visitar Aldeias Históricas em viatura elétrica gratuita

A partir da aldeia de Castelo Novo é possível percorrer o território em viatura elétrica cedida gratuitamente, no âmbito de um projeto que envolve as Aldeias Históricas, o município do Fundão e a Renault Portugal.
Castelo Novo passou a disponibilizar um serviço gratuito de mobilidade sustentável a turistas e residentes, que poderá, eventualmente, vir a ser alargado às restantes aldeias da rede de Aldeias Históricas de Portugal. Este novo serviço, resultante de uma parceria entre as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, a Renault Portugal, e o município do Fundão, coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.
O objetivo é reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade, transformando-a na primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável mas, também, de garantir que as viagens entre as 12 Aldeias Históricas de Portugal são mais amigas do ambiente. O projeto poderá, também, vir a ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.
Para acedera este serviço basta fazer a reserva no Posto de Turismo da Aldeia Histórica de Castelo Novo ou em através do link: https://aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar. Aqueles que viagem de comboio até ao território têm garantidos serviços de transferes, a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão. A partir do mesmo link, além de reservar o seu modelo elétrico preferido, pode desde logo planear a sua viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento, os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.
Este projeto será objeto de monitorização, permitindo aos diferentes utilizadores o acesso a uma mobilidade sustentável, inclusivamente como transbordo para os que recorrerem à ferrovia como forma de deslocação.
Para as Aldeias Históricas de Portugal, este projeto vai ao encontro da estratégia que a associação tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade.
“Nos últimos anos, a estratégia da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico tem procurado afirmar as Aldeias Históricas de Portugal como um território sustentável e inovador, assente no conceito de Crescimento Verde, Inclusivo e Inteligente, com capacidade para potenciar o desenvolvimento local integrado, e diferenciando-se como innovation leader no âmbito dos territórios de baixa densidade. O projeto Mobilidade Urbana Sustentável na Rede Aldeias Históricas de Portugal está de acordo com essa estratégia”, lê-se em comunicado.