Viseu Dão Lafões investe 4M€ na valorização do Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza
Integrado no plano de investimentos está o aumento, em 66Km, da maior ecopista portuguesa que vai ser também complementada com novos produtos. A estratégia foi apresentada esta quinta-feira pela CIM Viseu.
A extensão e valorização da Ecopista do Dão, e de todo o produto de Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza associado ao território agregado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai ser alvo de investimentos globais na ordem dos 4 milhões de euros.
No âmbito deste investimento, a Ecopista do Dão será ligada à Ecopista do Vouga, somando 66km aos 49km já existentes, num projeto orçado em mais de 3,3 milhões de euros e que resulta de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela. O objetivo é disponibilizar aos visitantes um produto turístico regional diferenciado, através da requalificação da antiga Linha do Vale do Vouga.
Após a conclusão deste projeto, a região disponibilizará um corredor verde ciclável com um total 115km, integrando diversas ofertas complementares, incluindo termais e de enoturismo. Com a ligação à Linha do Vouga, fica desenhado o mapa que, no futuro, virá a ligar a Ecopista do Dão a Aveiro.
A oferta de Walking & Cycling será consolidada com novos centros de BTT e Trail, bem como com a rede de percursos pedestres já existente e será complementada com o novo produto turístico “Subidas Épicas Viseu Dão Lafões”, assente em quatro percursos devidamente sinalizados, em estradas de montanha de excelência: S. Pedro do Sul – Arada (S. Pedro do Sul); Castro Daire – Montemuro (Castro Daire); Campo de Besteiros – Caramulinho (Tondela); e Vouzela – Adsamo (Vouzela). Esta oferta é essencialmente destinado a praticantes de ciclismo e cicloturismo.
Por fim, potenciando toda a rede de trilhos no território, o Centro de Trail Running disponibiliza 102km e cinco percursos de três níveis de dificuldade. “Este Centro completa uma oferta global entre terra e estrada, que vem contribuir para a afirmação de Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência para o Turismo Ativo e de Natureza, junto de novos públicos, nacionais e internacionais”, lê-se na informação divulgada.
Apresentada esta quinta feira, 10 de março, em conferência de imprensa, em Viseu, esta estratégia estará em destaque na BTL, onde vão também ser promovidas as “Subidas Épicas Viseu Dão Lafões. Refira-se que a programação da CIM Viseu Dão Lafões, ao longo dos cinco dias de BTL, apresentará as mais diversas ações de promoção associadas aos diferentes municípios, com destaque para as áreas da Cultura, do Enoturismo e da Gastronomia.