Viseu Dão Lafões aposta nas experiências sensoriais da região na BTL 2024
Apostar no turismo de experiências, abrangendo a gastronomia, o enoturismo e o bem-estar, até ao turismo de natureza e ao turismo ativo e desportivo, com destaque para as Ecopistas do Dão e Vouga são as propostas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024.
Naquela que é considerada a maior feira de turismo do país, que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março, a CIM Viseu Dão Lafões apresenta-se com um stand “tecnologicamente inovador”, para dar a conhecer as diversas experiências sensoriais na região, e que estará situado no Pavilhão 2 da FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Um momento de gastronomia regional com o Chef Diogo Rocha, único chef com Estrela Michelin na região Centro de Portugal, é um dos pontos altos da participação, acontecendo logo no primeiro dia, entre as 17h45 e as 19h00. O chef terá a acompanhá-lo Gustavo Reinas, o mais jovem vencedor de sempre do concurso de talentos “The Voice Portugal”, enquanto um barman estará a fazer cocktails com Vinho do Dão, numa interação que vai gerar uma dinâmica muito positiva no espaço Viseu Dão Lafões.
Durante os cinco dias de feira, os visitantes do stand de Viseu Dão Lafões vão poder participar em jogos e passatempos, que têm como prémio a possibilidade de usufruir do melhor do território, seja em experiências de restauração, alojamento, saúde e bem-estar ou espetáculos. No total, serão oferecidas, pelos municípios, mais de 300 experiências aos vencedores.
No final da programação dos dias 1 e 2 de março, o stand vai transformar-se num espaço de convívio e animação, com o DJ Pira (Bruno Pais) e o barman premiado Daniel Roberto a oferecerem música, acompanhada de cocktails.
A estratégia da CIM Viseu Dão Lafões foi apresentada esta segunda-feira, 19 de fevereiro, pelo seu presidente, Fernando Ruas, que enalteceu o trabalho nos últimos anos: “As Comunidades Intermunicipais são uma figura relativamente recente e é do trabalho que desenvolvem que resulta a sua afirmação. Nós temos a sorte de ser uma comunidade que cada vez se afirma mais, que consegue evidenciar aquilo que nos é comum, mas também aquilo que cada um dos territórios tem para oferecer. Nós temos uma gastronomia variada, mas temos também tudo aquilo que pode ser importante para convencer as pessoas a visitar-nos. Temos, como nenhuma outra região, termas em todos os municípios; temos produtos de natureza como poucos; e temos esse produto icónico, que é o nosso vinho.”
Também Nuno Martinho, secretário-executivo da CIM Viseu Dão Lafões, reforçou que a “estratégia da presença na BTL aposta na diferenciação e na diversidade do nosso território. Esses são os nossos principais atributos e esse tem sido o trabalho da CIM, que tem sido feito de uma forma estratégica e operacional com os nossos 14 municípios, com o Turismo Centro de Portugal, com a agência de promoção externa, mas fundamentalmente também com os nossos empresários, no alojamento, na restauração ou no turismo ativo”.
Acrescentando que a diversidade de oferta a nível do Turismo de Natureza é um dos pilares da estratégia da CIM na BTL, que nos últimos anos, “tem vindo a fazer uma aposta muito forte num produto compósito de turismo de natureza, nomeadamente na rede de percursos pedestres, nos circuitos de trail e BTT, na Ecopista do Dão e agora, desde outubro, na Ecopista do Vouga”.
O mesmo responsável frisou ainda que “a região Viseu Dão Lafões vale 50% do país na oferta de termalismo, pelo que a saúde e o bem-estar serão, obviamente, alvo de ativação na BTL, assim como o Turismo Cultural e de Património. A BTL é uma oportunidade para serem apresentados eventos diferenciadores e que têm capacidade de atração capacidade regional e nacional, como a Feira de São Mateus, a Feira do Vinho do Dão, a Feira dos Santos ou o Caramulo Motorfestival, entre muitos outros”.