VIP Hotels reabre Suites do Marquês e revisita projeto de hotel no aeroporto, avança Miguel Cymbron

Após um ano de 2023 que foi “o melhor de sempre” para a VIP Hotels, o Grupo prepara-se para reabrir em março o VIP Suites do Marquês. Além disso, o Grupo está a renovar o VIP Berna e tem de novo em cima da mesa o projeto para um hotel no aeroporto, conforme disse ao Turisver, Miguel Cymbron, diretor de vendas e marketing do Grupo, na FITUR.
Como é que foi o ano de 2023 para o Grupo VIP Hotels?
O ano passado foi o melhor ano de sempre para o Grupo. Foi um ano que coreu muito bem, os níveis de ocupação voltaram para aquilo que eram em 2019 e em termos de receitas houve uma subida significativa. De ressalvar, no entanto, que essas receitas não se refletiram diretamente emresultados porque os custos também aumentaram significativamente, não só em termos de despesas com o pessoas mas em toda a operação.
O mercado espanhol tem muito peso dentro da VIP Hotels?
Tem, é o primeiro mercado estrangeiro e o segundo mercado no global. É um mercado muito importante que tem registado algumas alterações ao longo dos últimos anos. Objetivamente, havia um mercado de grupos para as unidades de três estrelas que hoje em dia já não tem capacidade para pagar os hotéis que estão no centro da cidade, que por isso passou para as periferias e como nós fechámos o VIP Inn Miramonte, perdemos um pouco desse mercado mas o mercado espanhol ao nível corporativo, do MICE e do online – muito online – faz com que Espanha continue a ser o nosso principal mercado internacional.
“Pela primeira vez fizeram uma coisa interessante que foi integrar municípios [no stand de Portugal]. Não fazia sentido nenhum haver municípios e cidades perdidas pela feira. Este ano conseguiram integrar tudo e é isso que faz todo o sentido e só valoriza o destino”
A mega presença que Portugal tem este ano na FITUR surpreendeu-o?
Não me surpreendeu porque Espanha não é apenas o mercado espanhol, atualmente Madrid é o principal centro de contratação e organização de grupos de lazer para a América Latina e para a Ásia, pelo que se trata de um ponto de encontro. Para além disse há uma tradição bastante alargada de os players da América Latina virem à FITUR, o que faz com que a feira seja um ponto de contacto privilegiado com este mercado. Em termos de mercados de grupos e de lazer, a FITUR é a feira.
Qual é a sua opinião sobre o stand de Portugal?
Acho que o stand está bem, pela primeira vez fizeram uma coisa interessante que foi integrar municípios – não fazia sentido nenhum haver municípios e cidades perdidas pela feira. Este ano conseguiram integrar tudo e é isso que faz todo o sentido e só valoriza o destino.
O Grupo VIP Hotels está com alguns investimentos?
Está, principalmente na renovação das unidades. Estamos a renovar o VIP Berna, vamos agora lançar para o mercado o VIP Suites do Marquês já totalmente renovado. O hotel esteve fechado para renovação total, a pandemia atrasou um pouco as coisas mas agora está previsto o soft opening para o início de março.
Vai ser um hotel muito interessante, um suite hotel, são 84 suites com uma área mínima de 48m2, na Av. Duque de Loulé, a seis / sete minutos do Marquês de Pombal.
Depois temos o projeto para um hotel no aeroporto, uma unidade com 300 quartos. O projeto já é antigo mas está agora de novo em cima da mesa, é claro que há reavaliações que têm que ser feitas, mas é um projeto para avançar.
Quais são as perspetivas do Grupo para este ano?
Crescer, uma forma diferente do ano passado mas crescer alguma coisa.
Ainda é possível crescer em preço?
Tendo em conta a contratação que está feita, ainda é possível crescer em preço. Toda a parte de grupos está nesse nível e na época alta já temos uma base on the books bastante sólida que a manter-se assegura que a parte dos individuais venha depois por arrasto.
*O Turisver está na FITUR, em Madrid, a convite da ARPT do Alentejo