Vila Real recebe 7.ª edição do Douro Turismo, a Gastronomia e o Vinho nos dias 29 e 30 de maio
Os Claustros do Governo Civil, em Vila Real, acolhem nos dias 29 e 30 de maio, a 7.ª edição do Douro TGV – Turismo, a Gastronomia e o Vinho, que reforça o foco neste setor estratégico, promovendo o Douro como destino turístico de excelência.
Segundo a organização do evento, o “Enoturismo no Douro, região classificada como Património Mundial da UNESCO, representa uma forma autêntica de viver o território, onde vinho, cultura e paisagem se fundem numa experiência singular. O Douro TGV assume-se como um espaço de debate e valorização da região, promovendo práticas sustentáveis e inovadoras que projetam o Douro como referência nacional e internacional no turismo vitivinícola”.
Com início marcado para as 10h00, no dia 29 de maio, a 7.ª edição do Douro TGV é gratuita e aberta ao público, contando na sessão de abertura com Nuno Augusto, presidente do Regia Douro Park, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-NORTE e Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real.
Às 11h00 destaque para a sessão “Enoturismo do Douro – Património Mundial da UNESCO”, a cargo de Helena Teles, chefe de Divisão da CCDR NORTE e às 11h15, o painel “Visão Estratégica do setor do Enoturismo”, moderado por Manuel de Novaes Cabral, presidente do Museu Nacional Ferroviário. Catarina Santos Cunha, vereadora de Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto | Great Wine Capital, Paulo Osório, da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo e Xoán Cannas, diretor do Instituto Galego do Viño são os convidados.
A partir das 14h45 fala-se sobre as “Tendências do Enoturismo”, num painel moderado por Fontaínhas Fernandes, presidente da Liga dos Amigos do Douro. Alexandre Sousa Guedes, CETRAD e diretor Licenciatura em Turismo, Carlos Martins – FEP | Opium, consultor em Economia Criativa e Madalena Vidigal, comunicadora, formadora e consultora especializada em Enoturismo | Fundadora do EntreVinhas falam sobre o tema.
Às 16h15 é a vez de se falar sobre “Casos de Sucesso no Enoturismo”, tendo a jornalista Susana Marvão como moderadora. Álvaro Martinho, diretor de Viticultura da Real Companhia Velha, Hélder Cunha, enólogo, produtor e consultor, da Casca Wines, João Paulo Magalhães, diretor do Ventozelo Hotel e Quinta, Jorge Alves, enólogo da Quanta Terra e Teresa Albuquerque, diretora-delegada da Fundação Casa de Mateus são os convidados.
A sessão de encerramento a partir das 18h00 estará a cargo de Alexandre Favaios, vice-presidente da CM Vila Real e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.
O dia 30 de maio é dedicado, a partir das 16h00, à Mostra de vinhos e sabores, também nos Claustros do Governo Civil de Vila Real. Às 18h45 tempo para anunciar e entregar os prémios do VII Concurso de Vinhos Douro TGV 2025.


