Vila Pouca de Aguiar lança produto “Triângulo Verde – um novo Destino por descobrir”
“Triângulo Verde – um novo Destino para descobrir” é o novo produto turístico lançado pelo pelouro de Turismo do Município de Vila Pouca de Aguiar e desenvolvido pela Task Force Consulting, que agrega todas as experiências naquele território, posicionando-o como um Destino de Natureza e Bem-Estar.
Este projeto responde à crescente procura por experiências turísticas destas áreas, indo ao encontro do perfil do novo turista. O objetivo central foi a criação de um produto que envolvesse ativamente a comunidade, a cultura e tradições transmontanas.
A visão a longo prazo é estabelecer Vila Pouca de Aguiar como um Destino Tendência, fundamentando-se nos seguintes pilares: Natureza, Sustentabilidade, Experiências Personalizadas, Saúde e Bem-Estar e Bleisure.
Segundo a autarquia, “o Triângulo Verde não é apenas um destino: é uma narrativa que abraça a sustentabilidade, a cultura e a saúde, composto por três eixos – correspondentes a cada um dos lados – estes percorrem todo o território de Vila Pouca de Aguiar”.
No eixo I, os visitantes encontram a Serra do Alvão, o Castelo de Aguiar e o Vale de Aguiar, onde se pode andar de bicicleta e passear pelas margens da Lagoa do Alvão; percorrer uma parte do Caminho Português de Santiago Interior; visitar o emblemático Castelo de Aguiar; descobrir a fauna e flora únicas da região ou usufruir da vista de 360° sobre a paisagem no Miradouro do Minhéu.
No que diz respeito ao eixo II, este oferece experiências impactantes em Pedras Salgadas, Sabroso e Valoura, como: passeio a cavalo ou assistir ao Concurso de Saltos mais antigo do País no Centro Hípico de Pedras Salgadas; desfrutar dos hectares de Natureza do Parque Termal de Pedras Salgadas; provar a Água das Pedras diretamente da fonte (entre maio e outubro); percorrer um dos locais mais inóspitos do território, Valoura, Vila do Conde e Cubas, considerado por alguns como a “Suíça de Trás os Montes”.
E por fim, no eixo III pode conhecer o Complexo Mineiro Romano de Tresminas com mais de 2000 anos – Candidato a Património Mundial da Unesco; visitar o Centro Interpretativo das Minas de Jales que remete para exploração do ouro mais recente e para a história da cultura e comunidade local; fazer uma caminhada pelo Trilho do Ouro que atravessa aldeias do planalto de Jales; assistir ao nascer ou pôr-do-sol na montanha em plena Serra da Padrela.
Um destino onde não faltam alojamentos âncora como a aldeia ecológica e santuário de retiros, Tinhela 610 ou o Pedras Salgadas Spa & Nature Park.