Vila Galé Collection Tomar: Um hotel que quer “manter viva a alma da cidade”
Uma “obra sofrida” por conta da recuperação dos dois edifícios que compõem o hotel estarem “em cacos”, foi como o presidente do Grupo Vila Galé se referiu à construção do Vila Galé Collection Tomar, inaugurado no sábado. Um hotel que quer “manter viva a alma da cidade”, através da história que conta o seu interior, dedicado aos Templários.
“Esta obra foi sofrida como são sempre as recuperações de prédios antigos mas é um prazer enorme chegarmos ao centro de uma cidade bonita, com um rio lindíssimo e vermos um antigo convento, que estava em cacos, totalmente recuperado”, começou por dizer Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, na conferência de imprensa que antecedeu a inauguração oficial do Vila Galé Collection Tomar, a quarta unidade que o Grupo inaugura este ano.
Localizada mesmo à beira do rio Nabão, a unidade, que junta dois edifícios históricos, concretamente o Convento de Santa Iria, datado do sec. XVI e o também seiscentista Colégio Feminino. Perpetuar memórias e manter viva a alma da cidade são, para o fundador da Vila Galé, as características fundamentais do hotel agora inaugurado mas abriu as portas de uma das suas alas no passado dia 1 de julho, a tempo da Festa dos Tabuleiros.
Resultado de um investimento que rondou os 15 milhões de euros – montante que superou em quatro milhões o que estava inicialmente previsto – o Vila Galé Collection Tomar é a mais recente aposta do Grupo no interior do país, uma zona em que todos deviam apostar: “Todos, incluindo as empresas, devemos ter a responsabilidade de apostar no interior do país e de valorizar o território com ofertas diferenciadas” defendeu Jorge Rebelo de Almeida, considerando que essa aposta no interior é fundamental também para “ajudar a aliviar o litoral que está muito carregado”.
Na conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida explicou que “abrimos no dia 1 de julho, porque a Câmara de Tomar nos tinha pedido para abrirmos pelo menos uma parte do hotel para a Festa dos Tabuleiros e nós, como gostamos de desafios, conseguimos abrir nessa data. A outra parte está agora também concluída”.
Nestes primeiros meses, disse, “a operação não foi brilhante mas o gau de satisfação de quem nos visita é muito elevado, porque o hotel está lindo e as pessoas têm gostado”. A propósito avançou que “a grande procura vai ser na época baixa, muito focada nos eventos” para o que o hotel, de 100 quartos, tem disponível uma sala com capacidade para 300 pessoas, além de várias salas multifuncionais capazes de receberem reuniões mais pequenas. A aposta nos eventos, considerou Jorge Rebelo de Almeida cumpre também um desígnio do grupo relativamente à cidade, que é o de “divulgar Tomar”.
Adiantando que a Vila Galé tem “mais projetos previstos para esta região”, o presidente do Grupo salientou ainda que uma das referências do hotel agora inaugurado é o Caminho de Santiago.
Destino Tomar ganha com a chegada da Vila Galé, considerou o presidente da Câmara
Presente também na conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, referiu-se à importância da chegada do Grupo Vila Galé ao município e do investimento que foi feito na recuperação dos dois edifícios históricos que hoje albergam o hotel. “O que eram umas ruínas, importantes para o nosso património e para a nossa história local mas ainda assim ruínas e uma fonte de despesa para o município, passou a ser um património recuperado e, acima de tudo, um contribuidor para a economia local, desde logo pelos postos de trabalho criados mas também com a economia indireta que cria”.
“Para Tomar, ter uma marca de prestigio como é a Vila Galé, é determinante para a qualidade e marca claramente uma diferença para a marca Tomar, para o destino Tomar”, frisou ainda o autarca, defendendo que “toda a hotelaria ganha com isso”.
O Vila Galé Collection Tomar
Instalado no centro histórico da cidade, junto ao Rio Nabão, o Vila Galé Collection Tomar conta com 100 quartos, piscinas exteriores para adultos e com escorregas para crianças, parque infantil, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, restaurante e dois bares, além de sala de jogos, biblioteca, capela, jardins, espaços para eventos e estacionamento com posto de carregamento para veículos elétricos.
Dedicado à Ordem dos Templários, o hotel evoca as suas principais figuras e a tradição da região, bem como os Caminhos de Santiago e a história de ambos os edifícios.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
- 100 quartos;
- Um restaurante: Versátil;
- Dois bares: Soul & Blues e Splash;
- Piscinas exteriores para adultos e para crianças e área de solário;
- Satsanga Spa & Wellness com salas de massagens, piscina interior aquecida com cascatas, sauna e banho turco;
- Salas de reunião com capacidade para até 320 pessoas em plateia;
- Parque infantil;
- Capela;
- – Biblioteca;
- Sala de jogos;
- Jardins exteriores;
- Acesso gratuito à internet via wi-fi;
- Acessos para pessoas com mobilidade reduzida;
- Estacionamento.