Vila Galé chega a Minas Gerais para abrir hotel em Ouro Preto no final de 2024
O Grupo Vila Galé oficializou a construção do seu primeiro hotel no estado de Minas Gerais, no Brasil. Resultante de um investimento de 80 milhões de reais (cerca 14,9 milhões de euros a câmbio atual), o Vila Galé Collection Ouro Preto, localizado no antigo Colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo, contará com 228 quartos e tem inauguração prevista para o final de dezembro de 2024.
O anúncio deste novo empreendimento do grupo hoteleiro português foi feito na passada quinta-feira, 18 de maio, depois de a Vila Galé Hotéis e o Governo de Minas Gerais terem oficializado a construção do mesmo.
Segundo se pode ler no site do grupo hoteleiro, na primeira fase, o Vila Galé Collection Ouro Preto contará com 182 quartos, estando previstos mais 46 quartos numa segunda fase. Terá ainda dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, um auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Spa Satsanga com piscina interior aquecida, Clube Infantil NEP com parque aquático, entre outros atrativos.
O novo hotel, que prevê gerar 120 empregos permanentes diretos e 600 indiretos, fica integrado numa área de 195 hectares, onde serão ainda construídas áreas experimentais de vinhas e olivais, assim como trilhos ecológicos.
O grupo hoteleiro português, que já nos habituou a aliar a Arte e Cultura às suas unidades, vai manter o conceito, com o Vila Galé Collection Ouro Preto a abrigar um Memorial do Colégio Dom Bosco e um Memorial da Polícia Militar. As obras deverão arrancar ainda este ano, no último trimestre e a sua abertura está prevista para 30 de dezembro de 2024.
Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé, mostrou-se “muito contente” durante a cerimónia oficial de apresentação do empreendimento, por este ser “o nosso primeiro hotel neste Estado tão rico de cultura e história. Vamos fazer o que mais me dá prazer: a conversão de patrimónios históricos, será um resort de campo com muita oferta gastronómica e de recreação, sobretudo para famílias com crianças”.
Para Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a vinda da Vila Galé a Ouro Preto vai beneficiar não apenas os moradores da cidade, mas toda a população mineira, afirmando que “um empreendimento deste porte, com a segunda principal rede de hotéis de Portugal, vai projetar ainda mais Minas Gerais no país e internacionalmente”, acrescentando que a “chegada da Vila Galé é extremamente importante para o Estado, porque tende a movimentar a economia da criatividade e toda a rede do turismo que ela sustenta, gerando emprego e renda em todo o território”.
Recorde-se que o Colégio Dom Bosco é um prédio histórico tombado pelo Instituto Estadual do Património Histórico e Artístico de Minas Gerais.